A Infobase e a Interativa se reuniram com os melhores especialistas do mercado de tecnologia para desenvolver conteúdos exclusivos. Confira!
A Infobase e a Interativa se reuniram com os melhores especialistas do mercado de tecnologia para desenvolver conteúdos exclusivos. Confira!
O Diagrama de Soluções Digitais, mais conhecido como DSD, já está marcando presença no dia a dia de corporações e profissionais de inúmeras áreas. Um exemplo é a “Endireitados”, startup dona de um aplicativo voltado para o Exame da Ordem. O grupo vem utilizando a ferramenta exemplificada no livro Planejamento de Marketing Digital: como posicionar sua empresa em mídias sociais, blogs, aplicativos móveis e sites.
Em entrevista exclusiva para a página do DSD, Gustavo Formighieri, gerente de projetos pela Fundação Getúlio Vargas e um dos fundadores da “Endireitados”, destacou diversos aspectos positivos do diagrama e os resultados satisfatórios para o seu negócio.
Da esquerda para a direita: José Roque Betiol Júnior, Gustavo Formighieri, Henrique Klein e Rangel Torrezan, fundadores do “Endireitados”.
Confira abaixo a entrevista na íntegra:
Equipe IInterativa: Como você conheceu o DSD?
Gustavo Formighieri: Através de uma aula de marketing digital com o professor André Lima-Cardoso. Felizmente, fui sorteado e consegui adquirir o livro de Planejamento de Marketing Digital.
Equipe IInterativa: Onde e como você usou o DSD?
Gustavo Formighieri: Atualmente, tenho uma startup chamada “Endireitados” e precisava organizar o planejamento de marketing e mídias sociais para conseguir melhores resultados nas ações de marketing digital. Essa necessidade casou com um trabalho da pós-graduação, que solicitava um planejamento de marketing para uma empresa já consolidada. Uniu-se, então, a fome com a vontade de comer e, utilizando o livro de Planejamento de Marketing Digital como pilar, foi realizado todo o planejamento da startup.
Equipe IInterativa: Quando você identificou que o DSD era uma ferramenta relevante para você?
Gustavo Formighieri: Toda empresa que precisa marcar presença no meio digital e alavancar seu funil de vendas para o nicho de mercado correto, na metodologia adequada, com base em cálculos matemáticos, precisa e necessita ler e aplicar as definições do livro de marketing digital. A conclusão desta análise com o DSD contribui e muito para definir como e quando atuar e que prioridade deve ser dada para as redes sociais versus o planejamento estratégico da empresa.
Equipe IInterativa: Você tem o livro? O que achou?
Gustavo Formighieri: Tenho sim. Achei bastante didático e de fácil compreensão.
Equipe IInterativa: Foi difícil aplicar o DSD?
Gustavo Formighieri: Bem fácil e tranquilo de entender e aplicar. Muito didático, com exemplos que ajudam na compreensão do conteúdo.
Equipe IInterativa: Você atingiu os resultados esperados?
Gustavo Formighieri: Estamos na primeira semana aplicando o planejamento de marketing e os resultados já são visíveis. Tivemos um aumento de 10% em todas as mídias sociais, com um incremento considerável no número de downloads do aplicativo “Endireitados” (Windows Phone, iOS e Android).
Equipe IInterativa: Você recomendaria?
Gustavo Formighieri: Com certeza, recomendaria para todos que trabalham com mídias sociais e precisam realizar um planejamento de marketing digital assertivo.
Além de Formighieri, outros quatro catarinenses fazem parte da fundação da “Endireitados”: Anderson Nazário, advogado e professor universitário; José Roque Betiol Júnior, mestrando em Ciências da Computação e desenvolvedor de sistemas; Henrique Kein, pós-graduado em Engenharia de Software e também desenvolvedor de sistemas; e Rangel Torrezan, bacharel em Ciências da Computação, com MBA em gerenciamento de projetos pela FGV, a exemplo de Formighieri.
Gustavo, ao lado de seus colegas Diego Mello, Gabriel Butafafa, Guilherme Bueno e Dayane Vaz, produziu uma apresentação e um planejamento de marketing digital com base na ferramenta. Confira!