A Infobase e a Interativa se reuniram com os melhores especialistas do mercado de tecnologia para desenvolver conteúdos exclusivos. Confira!
A Infobase e a Interativa se reuniram com os melhores especialistas do mercado de tecnologia para desenvolver conteúdos exclusivos. Confira!
Você sabe o que são soft skills e hard skills? Elas compõem o conjunto de conhecimentos e habilidades que uma pessoa possui e é o que, normalmente, empresas avaliam em seus processos seletivos.
Entenda as diferenças desses dois tipos de conhecimento e o destaque que soft skills possuem hoje, em nosso infográfico!
Equipes de recrutamento e profissionais de RH discutem muito sobre soft skills ao contratar novos funcionários para a empresa. Junto com as hard skills, elas representam o conjunto de habilidades e conhecimentos de um indivíduo. Hoje em dia, as necessidades que as empresas possuem são cada vez mais diversas, e por isso, entender cada uma dessas habilidades é tão importante.
Soft Skills
Subjetivas, difíceis de serem repassadas e comportamentais
Ex: Comunicação, inteligência emocional e flexibilidade
Hard Skills
Concretas, quantificáveis e de aprendizado técnico.
Ex: Marketing digital, programação e copywriting
A importância das soft skills
De acordo com dados da pesquisa Global Talent Trends do LinkedIn:
80% dos líderes de empresas
disseram que soft skills são cada vez mais importantes para o sucesso da empresa
92% disseram que soft skills importam tanto quanto, ou até mais, que hard skills
Soft Skills – 30%
Soft e Hard Skills – 62%
Hard Skills – 8%
Soft Skills – 45%
Soft e Hard Skills – 44%
Hard Skills – 11 %
O Brasil e o México são os países com mais profissionais de recrutamento que dizem acreditar na importância das soft skills para o futuro do trabalho e do RH.
México – 96%
Brasil – 95%
De acordo com a pesquisa de tendências de contratação, realizada pela Robert Half, essas são as soft skills mais relevantes para 2021:
Pensamento estratégico
Adaptabilidade
Comunicação
Agilidade
Inovação
O futuro das contratações
À medida que as necessidades das empresas começam a variar, os esforços e o foco de contratações também. Hoje em dia, o sucesso das empresas está muito relacionado a qualidade do trabalho de seus funcionários, não apenas em questão de conhecimentos técnicos, mas de habilidades mais subjetivas, como criatividade, liderança e adaptabilidade, que tendem a trazer muito mais benefícios.