A Infobase e a Interativa se reuniram com os melhores especialistas do mercado de tecnologia para desenvolver conteúdos exclusivos. Confira!
A Infobase e a Interativa se reuniram com os melhores especialistas do mercado de tecnologia para desenvolver conteúdos exclusivos. Confira!
O reconhecimento facial é uma das tecnologias que facilitou algumas tarefas do dia a dia. Desde transações bancárias a viagens de avião, a leitura do rosto das pessoas está cada vez mais presente. Mesmo com um alto crescimento entre as empresas, ainda há questões a serem mudadas no seu funcionamento.
Saiba mais sobre o reconhecimento facial em nosso infográfico.
A tecnologia do reconhecimento facial funciona com base na Inteligência Artificial (IA). Algoritmos de machine learning escaneiam e registram diversos traços do rosto humano, ligando essas características à imagem de alguém já registrada em um banco de dados. Dependendo do seu uso, as pessoas não precisam mais mostrar documentos para provar quem são.
O problema que vem com a leitura facial é o quão invasiva ela pode ser, a falta de segurança das informações registradas e a reprodução de discursos preconceituosos, que podem colocar vidas em risco.
O reconhecimento facial, ou biometria facial, se popularizou entre os bancos no Brasil. De acordo com pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a tecnologia é investimento prioritário para 35% das instituições.
Outro uso do reconhecimento facial é no setor de segurança. Segundo levantamento da Surfshark:
109 de 194 países pesquisados utilizam ou têm a aprovação para usar a tecnologia
92% dos países sul-americanos usam reconhecimento facial
+ 1,5 bilhão de rostos estão registrados em banco de dados dos EUA e da China
Com as vantagens de segurança que o reconhecimento facial proporciona, a recepção do público é boa. Nos Estados Unidos, a maioria apoia o uso da tecnologia em aeroportos.
· O governo deveria limitar o uso de softwares de reconhecimento facial…?
26,2% — Sim
44,9% — Não
29% — Não tem certeza
· …em lojas e mercados?
23,8% — Sim
49,1% — Não
27,1% — Não tem certeza
· …em aeroportos?
20% — Sim
54,3% — Não
25,7% — Não tem certeza
Em relação a ações policiais, a população estadunidense aceita mais o uso do reconhecimento facial se estiver completamente correta.
A polícia deve usar reconhecimento facial para encontrar suspeitos se estiver:
· 80% correta?
39,3% — Sim
32,1% — Não
28,5% — Não tem certeza
· 90% correta?
47,3% — Sim
25% — Não
27,7% — Não tem certeza
· 100% correta?
59,4% — Sim
16% — Não
24,5% — Não tem certeza
Com a tecnologia sendo usada em diversos setores, o mercado deve continuar a se expandir. Há previsão de crescimento de 16% até 2024.
2019 — US$ 3,2 bilhões
2024 — US$ 7 bilhões
Dados da Juniper Research mostram que o número de usuários de softwares com reconhecimento facial vai crescer 120% nos próximos quatro anos.
2020 —- 671 milhões de usuários
2025 —- 1,4 bilhão de usuários
· Vazamento
Dados biométricos permitem a exploração de diversos outros dados pessoais derivados de características do rosto. O usuário exposto pode passar por problemas como fraudes ou exposição pública de sua imagem.
· Crianças e adolescentes
É proibido usar o reconhecimento facial em menores de idades, mesmo em lugares públicos. A exposição da criança e adolescente só pode ser feita com a permissão dos responsáveis.
· Discriminação
Com referências de banco de dados majoritariamente brancas, a precisão do reconhecimento facial cai entre pessoas de pele escura. Um estudo da Gender Shades aponta que a maior margem de erro da tecnologia está entre mulheres negras e homens brancos – chegou a 34,4% na plataforma da IBM.
Center for Data Innovation
Febrabran – Federação Brasileira de Bancos
Gender Shades
http://gendershades.org/overview.html
Juniper Research
https://www.juniperresearch.com/press/facial-recognition-payments-authentication-users
Markets and Markets
https://www.marketsandmarkets.com/PressReleases/facial-recognition.asp
MIT Technology Review Brasil
Surfshark