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O ensino remoto no Brasil

A Infobase e a Interativa se reuniram com os melhores especialistas do mercado de tecnologia para desenvolver conteúdos exclusivos. Confira!

O ensino remoto no Brasil

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Há mais de um ano, escolas e universidades brasileiras fecharam as portas e adotaram o ensino remoto por causa da pandemia. Muitos alunos passaram por dificuldades para se adaptar ao novo modelo, mas mudanças estão sendo feitas para melhorar o processo de educação. Algumas delas, quem sabe, farão parte do cotidiano escolar.

Saiba mais sobre a relação de estudantes brasileiros com o ensino remoto em nosso infográfico!

 

O ensino remoto no Brasil

A pandemia do novo coronavírus trouxe inúmeras transformações para o cotidiano das pessoas, especialmente para estudantes. Diversas instituições de ensino adotaram o modelo remoto, o que fez com que alunos trocassem as salas de aula pelo conforto do lar. Contudo, alguns obstáculos abalaram a relação com a escola.

 


 

Dependência da internet

O Brasil apresentou problemas com a adaptação ao ensino remoto, especialmente pela alta dependência de recursos tecnológicos.

6 milhões de estudantes não possuem acesso à internet em casa, seja banda larga ou rede móvel

A evasão escolar foi maior na rede pública de ensino. Devido ao poder aquisitivo, estudantes de escolas privadas tiveram mais acesso a computadores particulares, muitas vezes, ofertados pela própria instituição.

Em 2019, 81,8% dos estudantes da rede privada tinham acesso à internet pelo computador, enquanto apenas 43% dos estudantes da rede pública.

As dificuldades de acesso às plataformas virtuais refletiram no afastamento de estudantes, especialmente dos mais novos.

Antes da pandemia – 1,3 milhão de crianças e adolescentes fora da escola
Durante a pandemia – cerca de 4 milhões de crianças e adolescentes fora da escola

Para universalizar o ensino remoto na pandemia, o governo federal estimou em R$ 3,8 bilhões o custo de iniciativa de distribuição de equipamentos eletrônicos para 5,8 milhões de estudantes da rede pública.

 


 

Fechamento de escolas no Brasil

O país é um dos que passou mais tempo com suas escolas fechadas. No total, foram 49 semanas com alunos longe de sala de aula.

O fechamento de instituições de ensino afeta cerca de 53 milhões de estudantes

Grau de ensino       Estudantes afetados
Pré-escola                      5.101.935
Ensino primário          16.101.812
Ensino secundário      23.118.179
Ensino superior          8.571.423
Total                              52.898.349

O Distrito Federal e 25 estados brasileiros voltaram com as aulas presenciais ou o modelo híbrido.

Em pesquisa feita pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) com 5,5 mil estudantes, professores e responsáveis:

  • 68,1% desejam voltar às aulas presenciais só quando houver vacina disponível
  • 24,45% aguardam uma queda gradual nos casos de Covid
  • 6,73% querem voltar logo

 


 

Cenário pós-pandemia

Algumas mudanças feitas no último ano apresentaram resultados positivos e devem continuar presentes nas escolas e universidades.

Modelo híbrido
Muitas instituições devem adotar o ensino híbrido, com aulas presenciais e também online. O ambiente virtual passa a fazer parte da rotina. Entre os alunos, em 2020:

  • 73% acreditavam que o ensino mudará para o formato híbrido
  • 58% passaram a ver de forma mais positiva o ensino online

Uso de plataformas digitais
Ferramentas de videochamada e aplicativos didáticos também devem continuar presentes nas universidades e, especialmente, nas escolas, com abordagens mais diversificadas.

  • 77% dos professores afirmam ter enviado material digital ou orientações via redes sociais
  • 59% dos estudantes dizem que as escolas oferecem conteúdo e material em aplicativos ou plataformas online

Inovação em sala de aula
Os professores precisaram aprender a aprender a manusear as ferramentas tecnológicas durante o ensino remoto, e essa prática deve durar. Com acesso a plataformas digitais, as aulas podem perder um pouco de sua formalidade.

 


 

Mudanças para o futuro

Há mais de um ano em pandemia, o país está conseguindo se adaptar aos novos modelos de ensino. Mesmo com alguns problemas ao longo do caminho, as novas ferramentas se aperfeiçoam e mostram que é possível manter algumas das inovações no futuro próximo. Com o fim da pandemia, muitas escolas devem adotar o ensino híbrido, e os computadores farão parte do dia a dia dos alunos.

 


 

Referências

Abranet
https://www.abranet.org.br/Noticias/IBGE:-40-milhoes-de-brasileiros-nao-tem-acesso-a-Internet-3345.html?UserActiveTemplate=site#.YKKxpKhKjIU

Federação Nacional das Escolas Particulares – FENEP
https://www.fenep.org.br/single-de-noticia/nid/atualizacao-mapa-de-retorno-das-atividades-educacionais-presenciais-no-brasil-1/

Globo
https://gente.globo.com/a-nova-realidade-da-educacao/

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE
https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9171-pesquisa-nacional-por-amostra-de-domicilios-continua-mensal.html?=&t=o-que-e

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea
https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=36560&catid=10&Itemid=9

Instituto Península
https://www.institutopeninsula.org.br/wp-content/uploads/2020/10/Retratos-da-Educacao-na-Pandemiav2.pdf

Jornal Correio
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cinco-mudancas-trazidas-pelo-ensino-remoto-que-devem-permanecer-nas-escolas-em-2021/

Metrópoles
https://www.metropoles.com/brasil/educacao-br/qualidade-do-ensino-remoto-e-reprovada-por-726-dos-alunos-diz-pesquisa

Unesco
https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse

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