A Infobase e a Interativa se reuniram com os melhores especialistas do mercado de tecnologia para desenvolver conteúdos exclusivos. Confira!
A Infobase e a Interativa se reuniram com os melhores especialistas do mercado de tecnologia para desenvolver conteúdos exclusivos. Confira!
As comidas de base vegetal ganharam popularidade nos últimos anos e devem continuar em alta no futuro. Com a ajuda da tecnologia, foi possível criar uma carne com base de leguminosas que imita a cor, sabor, textura e cheiro da carne de origem animal.
Saiba mais sobre esse novo mercado em nosso infográfico!
O movimento vegetariano ganhou muita força nos últimos anos, aumentando as discussões sobre a indústria de carnes. Com mais pessoas procurando diminuir o consumo de produtos de origem animal, muitas empresas do setor de alimentos elaboraram a carne vegetal. Ganhando cada vez mais espaço em mercados, ela é uma boa opção para aqueles que querem tirar a carne do cardápio, mas não querem aderir ao estilo de vida vegano.
Vegetarianismo – É o regime alimentar que exclui a carne. A Sociedade Vegetariana Brasileira reconhece variações dentro do movimento, como pessoas que consomem ovos e laticínios.
Veganismo – É uma filosofia e estilo de vida que busca excluir todas as formas de exploração de animais no consumo. Pessoas veganas não comem alimentos de origem animal, como ovos e mel, nem compram itens derivados, como peças de roupa feitas de couro.
Pesquisas realizadas nos últimos anos mostraram números expressivos na população brasileira sobre o não-consumo de carne.
30 milhões de brasileiros se declaram vegetarianos
28% tem procurando comer menos carne
Os 5 estados brasileiros com mais vegetarianos, veganos e apoiadores, em março de 2020:
São Paulo ——– 10.762
Rio de Janeiro ——– 3.091
Rio Grande do Sul ——– 3.068
Minas Gerais ——– 2.580
Paraná ——– 2.352
Isso reflete, também, na gastronomia. Vários restaurantes e lanchonetes já oferecem opções de pratos sem carne.
Existem cerca de 250 restaurantes vegetarianos e veganos no Brasil.
Como uma opção para aqueles que desejam diminuir o consumo de carne, mas não querem perder o gosto do alimento, grandes empresas criaram a carne vegetal. Ela tem sabor, cheiro, cor e textura semelhantes à carne animal, mas é feita à base de leguminosas ricas em proteínas e fibras.
A busca online por “carne vegetal” cresceu 150% nos últimos 4 anos
A Beyond Meat estimou que o valor de mercado de carne vegetal em 2020 foi de
US$ 12,85 bilhões
Cientistas descobriram que raízes de plantas leguminosas possuem a proteína responsável pela cor vermelha da carne crua e pelo cheiro exalado no cozimento. Por meio da engenharia genética, foi possível aplicar esse composto na carne vegetal.
O mercado também aposta em carnes de laboratório. Essas são criadas a partir de células de animais vivos.
A carne sintética representa cerca de 1,5% do total de vendas atualmente.
A empresa NotCo desenvolveu um algoritmo que cruza informações de produtos de origem animal com um acervo de plantas. Dessa forma, é possível elaborar receitas que repliquem alimentos animais, mas com base vegetal.
“Uma revolução tecnológica está acontecendo no desenvolvimento de alimentos à base de plantas. Inclusive, não se surpreenda se a próxima Big Tech sair do setor de alimentos” – Guilherme Ravache
A previsão é de que, até 2035, a produção de carne vegetal ocupe de 7% a 23% do total do mercado.
Especialistas acreditam que, mesmo popular, a carne vegetal dificilmente será a primeira escolha de brasileiros. Contudo, o mercado de alternativas ao consumo de carne evolui cada vez mais rápido com a utilização de novas tecnologias na linha de produção. Com mais opções de alimentos com base vegetal, mais pessoas deixarão de consumir produtos de origem animal. Mesmo não expressivo, esse grupo pode fazer a diferença.
Associação Brasileira de Veganismo
https://veganismo.org.br/veganismo/
Consumidor Moderno
https://www.consumidormoderno.com.br/2021/01/27/vegetarianismo-veganismo-crescem-brasil-oportunidades-negocios/
MIT Technology Review Brasil
https://mittechreview.com.br/inteligencia-artificial-ameaca-hamburguer-de-extincao/
Money Times
https://www.moneytimes.com.br/carne-vegetal-terao-10-do-mercado-em-5-anos-dizem-produtores/
Profissão Biotec
https://profissaobiotec.com.br/carne-vegetal-biotecnologia-impulsionar-tendencia/
Sociedade Vegetariana Brasileira – SVB
https://www.svb.org.br/vegetarianismo1/mercado-vegetariano
https://www.svb.org.br/vegetarianismo1/o-que-e
Statista
https://www.statista.com/statistics/873850/brazil-vegetarians-vegans-state/
https://www.statista.com/topics/6016/beyond-meat-inc/