A privacidade vem se tornando uma questão cada vez mais importante para os jovens. Diante dos últimos escândalos de uso indevido de dados pelas empresas, uma parcela crescente dos usuários está excluindo seus perfis na internet. Saiba mais sobre essa tendência acessando o nosso infográfico de hoje:
Offline: jovens e o abandono das redes sociais
Dar uma pausa ou mesmo excluir suas redes sociais é uma tendência cada vez maior entre os jovens. Entenda o que há por trás desse comportamento.
COMPORTAMENTO
- 40% dos usuários entrevistados deixaram ao menos uma rede social em 2018.
- 59% desejam excluir seus perfis no Facebook.
- 64% estão dando uma pausa no uso das redes sociais.
- 34% estão abandonando permanentemente as redes sociais.
MOTIVOS
- 41% – Gastam muito tempo nas redes sociais.
- 22% – Desejam ter mais privacidade.
- 35% – Afirmam que as redes sociais traziam muita negatividade.
- 18% – Acreditam que elas se tornaram muito comerciais.
- 31% – Já não acessavam com tanta frequência.
- 18% – Pensam que elas causavam muita pressão social.
- 26% – Já não se interessavam mais pelo seu conteúdo.
- 17% – Dizem que elas os faziam se sentir mal com si mesmos.
SAÚDE MENTAL
- O Instagram é considerado a pior rede social para a autoestima.
- 72% dos jovens entrevistados acreditam que as redes sociais diminuem a concentração das pessoas.
- 29% afirmam que as redes sociais prejudicaram sua autoestima ou fizeram com que se sentissem inseguros.
- O uso crescente de redes sociais é associado à redução da qualidade do sono nos jovens.
- 68% admitem que plataformas como Facebook, Instagram e Snapchat às vezes fazem com que se sintam ansiosos, tristes ou depressivos.
- 22% sentem FOMO (Fear Of Missing Out) com o uso das redes sociais.
- O vício em redes sociais afeta 5% dos jovens.
MELHORIAS
- Quase 70% dos jovens gostariam que as plataformas sinalizassem imagens manipuladas digitalmente.
- 70% gostariam de receber uma notificação alertando sobre o uso excessivo das redes sociais.
Esse comportamento demonstra a necessidade da colaboração das empresas para um uso mais saudável das redes sociais, reforçando uma experiência online positiva para os jovens e reduzindo seus impactos negativos.