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2019 foi o ano da nostalgia: vimos o retorno de bandas, filmes e outros produtos que marcaram toda uma geração. O marketing também apostou nesta tendência e incorporou o retrô em suas estratégias – como é o caso da Disney, que investiu em remakes live-action de seus filmes clássicos.
Em nosso infográfico, você confere todos os detalhes da tática de marketing de nostalgia.
Marketing de Nostalgia
O marketing tem apostado na nostalgia para dialogar com os desejos, as memórias e os sentimentos dos consumidores. Entenda como essa estratégia pode impactar marcas e empresas!
DEFINIÇÃO
Estratégia que usa elementos do passado para criar um sentimento positivo e único nos consumidores, causando respostas emocionais a partir das campanhas.
CONSUMO E EMOÇÕES
A alegria estimula a vontade de compartilhar, o que impacta diretamente comportamentos no digital – como a escolha de posts para o Instagram.
O MERCADO DA NOSTALGIA
A probabilidade de pagar mais caro por um produto é maior quando estamos nos sentindo nostálgicos
CASE DE SUCESSO: DISNEY
“Se há uma maneira de se reconectar com o que esses personagens significam para as pessoas, com o melhor do talento e da tecnologia, pode ser algo emocionante” – Sean Bailey, Presidente de Produções Disney
FAVORITOS DE BILHETERIA
NOSTALGIA NA PRÁTICA
Em tempos de grande concorrência e muitos estímulos, se conectar com o público é fundamental. Uma estratégia pautada na nostalgia é, portanto, uma oportunidade de dialogar com a história e, principalmente, os sentimentos dos consumidores. Dessa forma, o impacto emocional traz mais disposição para comprar e interagir com as marcas.
Fontes: Associação Brasileira de Licenciamento (Abral), Box Office Mojo, Buffer, CNBC, E! Online, Journal of Consumer Science, Search Engine Journal, Veja.