Lives em tempos de quarentena - Infobase | Aplicações, Infraestrutura e Digital

Lives em tempos de quarentena - Infobase | Aplicações, Infraestrutura e Digital

Educação

Veja mais seta

Logística, engenharia e construção

Veja mais seta

Mídia e entretenimento

Veja mais seta

Óleo, gás e energia

Veja mais seta

Previdência privada

Veja mais seta

Química e saúde

Veja mais seta

Serviços financeiros

Veja mais seta

Setor público

Veja mais seta

Analytics

Veja mais seta

Content strategy

Veja mais seta

Customer experience

Veja mais seta

Social Media

Veja mais seta

Menu

Indústrias

Menu

Educação

Logística, engenharia e construção

Mídia e entretenimento

Óleo, gás e energia

Previdência privada

Química e saúde

Serviços financeiros

Setor público

Educação

Logística, engenharia e construção

Mídia e entretenimento

Óleo, gás e energia

Previdência privada

Química e saúde

Serviços financeiros

Setor público

Educação

Logística, engenharia e construção

Mídia e entretenimento

Óleo, gás e energia

Previdência privada

Química e saúde

Serviços financeiros

Setor público

Tecnologias

Menu

Cloud Computing

Documentum

DotNetNuke

FileNet

Magento

.NET

Cloud Computing

Documentum

DotNetNuke

Drupal

FileNet

Java

Magento

Digital

Menu

Analytics

Content strategy

Customer experience

Social Media

Analytics

Content strategy

Customer experience

Social Media

Analytics

Content strategy

Customer experience

Social Media

Lives em tempos de quarentena

A Infobase e a Interativa se reuniram com os melhores especialistas do mercado de tecnologia para desenvolver conteúdos exclusivos. Confira!

Lives em tempos de quarentena

A Infobase e a Interativa se reuniram com os melhores especialistas do mercado de tecnologia para desenvolver conteúdos exclusivos. Confira!

Em meio ao frenesi causado pelo isolamento social e as medidas de prevenção contra o Coronavírus, o consumo de conteúdo sofreu um drástico aumento. Dentre as tendências estão as lives (transmissões ao vivo), que têm movimentado e animado a rotina de muitos usuários durante a quarentena.

O Brasil bate pico de tráfego na internet, mas será que a infraestrutura da rede está preparada? Quais são as novas oportunidades oferecidas por este fenômeno? Afinal, as lives vieram para ficar? Confira neste infográfico!

Lives em tempos de quarentena

Dado o grande volume de pessoas em home office, EAD, ou apenas querendo um tempinho para conversar com os amigos, os aplicativos de bate-papo por vídeo e conferência on-line experimentam um crescimento explosivo.

AUMENTO DO CONSUMO DE INTERNET NO BRASIL

  • Janeiro – entre 8.000 e 10.000 SIMET*
  • Fevereiro – entre 12.000 e 13.000 SIMET

A partir do dia 19/03 as medidas de distanciamento social começaram a ficar mais intensas no Brasil.

  • Março – entre 16.000 e 28.000 SIMET
  • Abril – ente 18.000 e 23.000 SIMET

*SIMET – sistema de aferição de qualidade de Internet pelos usuários finais.

Total de medições e suas variações no Brasil em meio à pandemia do coronavírus

Período de fevereiro a março 2020 (Fonte: Simet)

Em meio à crise do coronavírus, o volume de dados chegou a 10 terabytes por segundo.

Enquanto as operadoras pedem uso responsável, especialistas afirmam que aumento da demanda pode ser suportado.

Com ou sem coronavírus, o tráfego de rede cresce de 20% a 30% por ano.

CONSUMO DE LIVES POR GERAÇÃO

Já vimos que o gênero influencia no consumo de conteúdo, mas e a geração?

  • Millenials: 30% dizem que estão consumindo ou aumentaram o consumo durante a quarentena
  • Geração X: 21% dizem que estão consumindo ou aumentaram o consumo durante a quarentena
  • Geração Z: 17% dizem que estão consumindo ou aumentaram o consumo durante a quarentena
  • Boomer: 9% dizem que estão consumindo ou aumentaram o consumo durante a quarentena

Livestreams e podcasts são mais populares entre os millennials do que as outras gerações.

LIVES COMO VOCÊ NUNCA VIU

A quarentena impulsionou o consumo de vídeo em caráter ao vivo, o que era mais comumente usado em situações especiais. Com isso, as marcas e artistas aproveitam a oportunidade para explorarem os desejos das pessoas de envolvimento direto com os famosos e transmissões ao vivo.

  • Crescimento: 19% nas transmissões ao vivo pelo Youtube no fim do março – quase 3,5 bilhões de minutos de conteúdo por dia
  • Audiência: 10 a 20x maior em relação a dos vídeos gravados
  • Recorde: 8 milhões é o número de pessoas que já chegaram a assistir uma live simultaneamente (em 2012, com o salto de Felix Baumgartner da estratosfera)

Os artistas e bandas de música devem envolver diretamente seu público

  • Marília Mendonça – 3,3 milhões de acessos simultâneos
  • Jorge e Mateus – 3,1 milhões de acessos simultâneos
  • Andrea Bocelli – 2,8 milhões de acessos simultâneos
  • Gusttavo Lima – 2,7 milhões de acessos simultâneos
  • Sandy&Júnior – 2,5 milhões de acessos simultâneos
  • Zé Neto e Cristiano – 1,9 milhões de acessos simultâneos

Resumo

Para manter a qualidade do serviço, recomendações mais duras já estão sendo adotadas por todo o mundo. Empresas de streaming como Netflix, YouTube e Amazon Prime – começaram a reduzir a qualidade de suas transmissões, a fim de não sobrecarregar as redes e não afetar sua audiência com falhas.

Relevantes ou não, as lives são a forma encontrada para que as pessoas mantenham o contato social em dia e as marcas, por sua vez, veem nessa janela uma oportunidade de continuarem a divulgar seus produtos e serviços.

FONTES

Coronavirus Research Report April 2020, Consultoria Forrester, IBM, Global Web Index, Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), Tubular Labs.

Quer tirar uma dúvida?

Entre em contato preenchendo o campo ao lado.

Entre em contato preenchendo o campo abaixo.

Seta para cima