A Infobase e a Interativa se reuniram com os melhores especialistas do mercado de tecnologia para desenvolver conteúdos exclusivos. Confira!
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Em meio ao frenesi causado pelo isolamento social e as medidas de prevenção contra o Coronavírus, o consumo de conteúdo sofreu um drástico aumento. Dentre as tendências estão as lives (transmissões ao vivo), que têm movimentado e animado a rotina de muitos usuários durante a quarentena.
O Brasil bate pico de tráfego na internet, mas será que a infraestrutura da rede está preparada? Quais são as novas oportunidades oferecidas por este fenômeno? Afinal, as lives vieram para ficar? Confira neste infográfico!
Lives em tempos de quarentena
Dado o grande volume de pessoas em home office, EAD, ou apenas querendo um tempinho para conversar com os amigos, os aplicativos de bate-papo por vídeo e conferência on-line experimentam um crescimento explosivo.
AUMENTO DO CONSUMO DE INTERNET NO BRASIL
A partir do dia 19/03 as medidas de distanciamento social começaram a ficar mais intensas no Brasil.
*SIMET – sistema de aferição de qualidade de Internet pelos usuários finais.
Total de medições e suas variações no Brasil em meio à pandemia do coronavírus
Período de fevereiro a março 2020 (Fonte: Simet)
Em meio à crise do coronavírus, o volume de dados chegou a 10 terabytes por segundo.
Enquanto as operadoras pedem uso responsável, especialistas afirmam que aumento da demanda pode ser suportado.
Com ou sem coronavírus, o tráfego de rede cresce de 20% a 30% por ano.
CONSUMO DE LIVES POR GERAÇÃO
Já vimos que o gênero influencia no consumo de conteúdo, mas e a geração?
Livestreams e podcasts são mais populares entre os millennials do que as outras gerações.
LIVES COMO VOCÊ NUNCA VIU
A quarentena impulsionou o consumo de vídeo em caráter ao vivo, o que era mais comumente usado em situações especiais. Com isso, as marcas e artistas aproveitam a oportunidade para explorarem os desejos das pessoas de envolvimento direto com os famosos e transmissões ao vivo.
Os artistas e bandas de música devem envolver diretamente seu público
Resumo
Para manter a qualidade do serviço, recomendações mais duras já estão sendo adotadas por todo o mundo. Empresas de streaming como Netflix, YouTube e Amazon Prime – começaram a reduzir a qualidade de suas transmissões, a fim de não sobrecarregar as redes e não afetar sua audiência com falhas.
Relevantes ou não, as lives são a forma encontrada para que as pessoas mantenham o contato social em dia e as marcas, por sua vez, veem nessa janela uma oportunidade de continuarem a divulgar seus produtos e serviços.
FONTES
Coronavirus Research Report April 2020, Consultoria Forrester, IBM, Global Web Index, Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), Tubular Labs.