A Infobase e a Interativa se reuniram com os melhores especialistas do mercado de tecnologia para desenvolver conteúdos exclusivos. Confira!
A Infobase e a Interativa se reuniram com os melhores especialistas do mercado de tecnologia para desenvolver conteúdos exclusivos. Confira!
É preciso estar atento ao que se lê nos meios de comunicação, especialmente os digitais. A popularização das tecnologias de Inteligência Artificial (IA) transformou também as fake news – as famosas notícias falsas, que ficaram muito conhecidas durante as eleições mundo afora.
No infográfico de hoje, falamos um pouco mais sobre esse processo e como a sociedade está se preparando para enfrentar fake news cada vez mais realistas.
Inteligência Artificial e Fake News: a evolução das notícias falsas
A IA também foi utilizada a serviço da desinformação: além de estarem mais fáceis de disseminar, as fake news se tornaram mais complexas com o uso da tecnologia.
NOVOS ADVERSÁRIOS
PÚBLICO ALERTA
COMBATENDO FOGO COM FOGO
“Precisamos divulgar a ferramenta para estudiosos de fake news para que possamos construir defesas melhores” – Rowan Zellers, líder do projeto Grover
A IMPORTÂNCIA DO FACT CHECKING
No Brasil, a Agência Lupa é um dos principais expoentes do fact-checking, firmando parcerias com Facebook, Google e o Canal Futura.
O FUTURO DA LUTA CONTRA AS FAKE NEWS
Em 2014, o governo do país lançou um programa de combate às fake news. As iniciativas começaram nos níveis mais básicos da educação, estimulando o senso crítico da população.
“A primeira linha de defesa é o professor do jardim de infância” – Jussi Toivanen, especialista em comunicação do primeiro-ministro da Finlândia
EDUCAÇÃO E IA CONTRA OS DEEPFAKES
O melhor caminho para lutar contra os deepfakes é utilizando a própria IA a favor da informação. As técnicas de verificação precisam ser estudadas e compartilhadas. Mais importante ainda é engajar a população nesse combate por meio da educação, estimulando uma mudança de cultura quanto ao consumo da informação no digital.
FONTES: Agência Lupa, Deeptrace Labs, CNN, SingularityHub, TechCrunch, Uol, Witness