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Em novembro, o Instagram anunciou que estenderia o fim dos likes para todo o mundo. Revelada primeiramente em abril de 2019, a mudança teria o objetivo de preservar a saúde mental dos usuários e estimular a criatividade e a liberdade dos principais influenciadores.
Agora, após os primeiros meses de testes, quais foram os impactos dessa novidade? Confira no infográfico!
O fim dos likes no Instagram
Ao esconder os likes, o Instagram gerou um dos principais debates sobre digital, conteúdo e saúde mental de 2019. Passados alguns meses da novidade, confira os detalhes da mudança e seus efeitos!
ENTENDA O CASO
Em abril de 2019, o Instagram revelou a intenção de fazer os primeiros testes com a ocultação de likes.
“Queremos que seus amigos foquem nas fotos e vídeos que você compartilha, não em quantos likes eles recebem” – pronunciamento do Instagram via Twitter
INSTAGRAM E SAÚDE MENTAL
Em 2017, o Instagram foi eleito a rede mais prejudicial para a saúde mental
O Instagram ainda foi associado a distúrbios do sono e ao crescimento do FOMO (Fear of missing out, que designa o medo de ficar de fora de um acontecimento)
CONTEÚDO DE VALOR
Marcas mantiveram suas taxas de ativos sociais e números de seguidores, mostrando que o engajamento está mais qualificado
BURLANDO A MUDANÇA
Influenciadores brasileiros estão postando prints da contagem de likes em seus stories e feed como forma de mostrá-la para seguidores e marcas.
NOVAS REGRAS
O fim dos likes impactou, principalmente, a produção de conteúdo e a dinâmica da rede social como conhecíamos, embora os usuários comuns tenham tido uma reação positiva à novidade. Agora, é necessário repensar as métricas valiosas para cada marca e empresa, e modificar a avaliação dos resultados de ações com influenciadores.
Fontes: #paid, Época Negócios, Jornal do Comércio Royal Society for Public Health, The News Web, Twitter, Zeeng