A experiência imersiva é uma das grandes tendências no mundo digital em 2019. A partir do uso de tecnologias inovadoras, as marcas podem criar ambientes inéditos e interativos que estimulem e envolvam o consumidor. Saiba mais com o infográfico de hoje:
Experiência imersiva
A experiência de usuário imersiva se dá a partir do uso de Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (AR), Realidade Mista (MR) e conteúdo visual 360° para o desenvolvimento de plataformas interativas multissensoriais.
PARA AS EMPRESAS
- 70% das empresas devem implementar tecnologias imersivas para o mercado consumidor e corporativo até 2022.
- 82% daquelas que já utilizam AR/VR afirmam que os benefícios desses recursos atendem ou superam suas expectativas.
- 50% das que ainda não fazem uso dessas ferramentas pretendem começar a explorá-las nos próximos três anos.
PARA OS PROFISSIONAIS
- 59% dos profissionais direcionam a maior parte de seus investimentos de AR e VR ao setor de games.
- 41% acreditam que limitações técnicas e problemas de performance são o maior obstáculo para a adoção massiva de VR e AR.
- 27% estão desenvolvendo conteúdos com uso de tecnologias imersivas na área de entretenimento.
- 82% pretendem criar mais ferramentas e aplicativos de Realidade Aumentada para smartphones.
- 81% esperam produzir mais experiências sociais e colaborativas com essas ferramentas.
PARA OS CONSUMIDORES
- 58% dos consumidores estariam dispostos a pagar por experiências imersivas em seus lares.
- 42% pretendem comprar um aparelho de VR no futuro.
- 23% afirmam que precisariam de mais informações sobre VR antes de realizar uma compra.
INICIATIVAS DAS MARCAS
- Echo Look – dispositivo da Amazon criado para ajudar o usuário a registrar e combinar suas roupas com base nas tendências de moda e opiniões de especialistas.
- Westworld – HBO promoveu experiências imersivas com uso de recursos de VR em diversas cidades dos EUA para divulgar a série.
- Try Before You Fly – campanha da Thomas Cook Airlines proporcionou aos consumidores um passeio virtual em Nova York utilizando tecnologias de VR.
- Spider-Man: Homecoming – a Sony disponibilizou ao público uma experiência em VR para a divulgação do filme.
CONCLUSÃO
As experiências imersivas devem ser utilizadas cada vez mais pelas marcas em suas estratégias de marketing, contribuindo para um maior engajamento dos consumidores a partir de interações e estímulos sensoriais.