Em 2018, o período eleitoral foi marcado por discussões agitadas na internet, movimentos oriundos das redes sociais, disseminação de fake news e uso de bots para inflamar o debate público. Qual foi a dimensão dessas ações? Confira nosso infográfico para saber mais:
Eleições 2018: o que foi destaque na mídia?
Veja agora os principais dados sobre os acontecimentos e temas que se destacaram no cenário eleitoral de 2018.
ATENTADO A BOLSONARO
- Aumento de 2.500% do total de menções ao candidato no Twitter após o ataque.
- Mais de 34 mil citações no dia do ocorrido.
- 4 dos 10 principais tópicos do Twitter Brasil faziam referência ao crime.
- 202.296 novos seguidores na página de Bolsonaro no Facebook entre os dias 6 e 15 de setembro.
- Mais de 437 mil novos seguidores no seu perfil do Instagram.
- 1 em cada 15 tweets com #forçabolsonaro pertencia a um bot.
MOVIMENTO #ELENÃO
- Mais de 1,6 milhão de menções no Twitter.
- 75% das menções a Jair Bolsonaro foram negativas.
- 8,3 mil tweets por hora.
- Cerca de 3,8 milhões de integrantes no grupo do Facebook “Mulheres Unidas Contra Bolsonaro”.
- 114 cidades tiveram manifestações contrárias a Bolsonaro.
- Cerca de 100 mil manifestantes no Largo da Batata (SP).
- Cerca de 25 mil manifestantes na Cinelândia (RJ).
BOTS
- Mais de 10,4% das discussões sobre os candidatos são promovidas por robôs.
- 49.788 bots políticos identificados em outubro.
- 35.645 tweets de bots mencionando Bolsonaro no dia 23 de outubro.
- 30.796 tweets de bots citando Haddad no dia 23 de outubro.
FAKE NEWS
- 49% dos brasileiros acham que as fake news são criadas pelos próprios políticos.
- As fake news têm 70% mais chances de viralizar do que as notícias verdadeiras.
- A disseminação de fake news é três vezes mais rápida quando há relação com a política.
- A busca pelo termo aumentou mais de 30 vezes em relação à média de outubro de 2017.
USO DE REDES SOCIAIS
- Cerca de 45 milhões de tweets sobre os presidenciáveis no mês de outubro.
- Mais de 1,5 milhão de posts sobre o tema diariamente.
- 8,8 milhões de interações na página de Bolsonaro no Facebook na última semana de outubro.
- 7,3 milhões de interações na página de Haddad no Facebook na última semana de outubro.
- 56% dos brasileiros reconhecem que as redes sociais influenciariam sua decisão de voto.
- 70% utilizam o Twitter para acompanhar as eleições.
CONCLUSÃO
O uso de bots para inflar e polarizar ainda mais as discussões ajuda a promover um engajamento artificial. O crescimento das fake news, por sua vez, demonstra a queda da autoridade das fontes jornalísticas, contribuindo para um estado de desinformação dos eleitores.