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Além do K-Pop: o impacto da Hallyu

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Além do K-Pop: o impacto da Hallyu

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Você provavelmente já ouviu falar em k-pop, estilo musical que surgiu na Coreia do Sul. Mais recentemente, ele tem conquistado cada vez mais espaço ao se organizar em prol de causas políticas, como o Black Lives Matter. Esse fenômeno, no entanto, não é novo.

A Hallyu – a chamada “onda coreana” – refere-se a um aumento na visibilidade internacional da cultura do país, começando no leste da Ásia nos anos 90 e continuando mais recentemente nos Estados Unidos, América Latina, Oriente Médio e partes da Europa.

Saiba tudo sobre este movimento no nosso infográfico!

ALÉM DO K-POP: O IMPACTO DA HALLYU

Fenômeno que começou nos anos 90 é parte de uma estratégia cultural e se estendeu para o mercado da música, beleza e audiovisual no mundo todo.

 

SOFT POWER

A Hallyu conta com grande investimento interno, priorizando a expansão cultural.

– US$ 500 milhões de investimento em exportação cultural

– US$ 10 bilhões é a expectativa de retorno

– 20% a 30% do fundo de investimento é patrocinado pelo governo coreano

 

SUCESSO CULTURAL

– 6,1 bilhões de tweets sobre k-pop em 2019, 15% a mais do que em 2018

– #1: BTS é o grupo musical mais mencionado no Twitter há 3 anos consecutivos

– 40 doramas (seriados coreanos) estrearão na Netflix nos próximos 3 anos

– 4 Oscars para “Parasita” (2019), incluindo o de Melhor Filme

– Popularização de produtos de beleza (K-beauty)

 

NAS MARCAS

– Missha, marca coreana, conta hoje com mais de 100 pontos de venda no Brasil

– Grupo LVMH comprou parte da marca Clio por US$ 50 milhões

– Risqué lançou coleção de esmaltes inspirada no k-pop

– Intrínseca, Alt e Seguinte lançarão livros com a temática k-pop em 2020

 

RETORNO

– US$ 12,3 bilhões em exportações relacionadas a Hallyu em 2019

– US$ 1,5 bilhões gerados pelo turismo

– US$ 239 milhões em exportações globais dos doramas

– US$ 511 milhões em produtos de beleza exportados apenas para os EUA

 

INVESTIR PARA CRESCER

A expansão global da Hallyu mostra novas alternativas para divulgação, construção de audiência e conquista do público. O crescimento do digital teve um papel importante nesse processo, fazendo com que a cultura coreana cativasse pessoas globalmente.

 

FONTES: Agência EBC, Asia Times, BBC, Business of Fashion, Haps, IstoÉ, Korea Times, Martin Roll

 

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