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O marketing de influência se tornou comum entre agências e marcas, que passaram a procurar influenciadores digitais para maior engajamento em campanhas publicitárias. Entender de que forma essas pessoas atuam nas redes sociais e as relações que constroem com o público pode fazer a diferença no mercado.
Saiba mais sobre esse novo modelo de marketing em nosso infográfico.
O acesso cada vez mais fácil e rápido a redes sociais e sites transformou o ambiente virtual em um excelente meio para as marcas se promoverem, especialmente no último ano, devido à pandemia.
Nesse cenário, a figura do influenciador digital ganhou importância. Essa pessoa usa as redes sociais para interagir com o público de uma forma descontraída e, muitas vezes, instantânea. Os influenciadores conquistaram credibilidade nesses espaços, dividindo ideias e opiniões, e, agora, divulgando produtos para pequenas e grandes marcas.
O Brasil tem a segunda maior média de acesso a redes sociais por dia, o que faz com que o contato de usuários com influenciadores seja tão frequente como com propagandas na TV e no rádio.
Filipinas ———- 241 minutos
Brasil ———- 225 minutos
Colômbia ———- 216 minutos
Nigéria ———- 216 minutos
Argentina ———- 207 minutos
Apesar das incertezas causadas pela pandemia, o marketing de influencer continua popular e efetivo. Em uma pesquisa realizada neste ano, a Influencer Marketing Hub entrevistou cinco mil agências, marcas e profissionais da área para entender a relação com influenciadores.
90% dos entrevistados acreditam que o marketing de influência é eficaz
75% dos entrevistados pretendem dedicar um orçamento para influencers em 2021
67% das empresas entrevistadas utilizam influencers do Instagram
50,7% das empresas que trabalham com influencers são lojas de e-commerce
O Instagram continua sendo a rede social mais procurada por empresas que desejam fazer contratos com influenciadores digitais, porém, recentemente, o TikTok cresceu no mercado.
Utilização das redes sociais para campanhas com influenciadores
Instagram ———- 68%
TikTok ———- 45%
Facebook ———- 43%
YouTube ———- 36%
Linkedin ———- 16%
Twitter ———- 15%
Ao planejar uma campanha de marketing que envolva influenciadores digitais, é importante saber onde eles se encontram. A pesquisa da Influencer Marketing Hub também mostrou a diferença entre canais e número de seguidores.
Relação entre número de seguidores de influenciadores e presença nas redes
. INSTAGRAM YOUTUBE TIKTOK
Micro (<15K) 3,86% 1,63% 17,96%
Regular (15K – 50K) 2,39% 0,51% 9,75%
Em crescimento (50K – 100K) 1,87% 0,46% 8,37%
Médio (100K – 500K) 1,62% 0,43% 6,67%
Macro (500K – 1M) 1,36% 0,44% 6,20%
Mega (1M+) 1,21% 0,37% 4,96%
Com a popularização do marketing de influência, as empresas adaptam seus planejamentos para incluir novas demandas financeiras. Das empresas participantes da pesquisa:
62% —– Pretendem aumentar o orçamento para marketing de influência
20% —– Esperam manter o mesmo orçamento de 2020
12% —– Ainda não sabem como o orçamento vai mudar
7% —– Pretendem diminuir o orçamento para esse segmento
Quanto mais rápido entender a dinâmica do marketing e colocar em práticas campanhas que envolvam influenciadores em redes sociais, melhor o resultado para as marcas. Até 2022, esse setor deve movimentar US$ 15 bilhões.
Crescimento estimado do marketing de influência
2016 —– U$ 1.7B
2017 —– U$ 3.0B
2018 —– U$ 4.6B
2019 —– U$ 6.5B
2020 —– U$ 9.7B
2021 —– U$ 13.8B
A inserção dos influenciadores no marketing transforma a dinâmica no mercado. Com o crescimento do público dessas pessoas, o alcance é maior e a relação se estreita, o que pode beneficiar as empresas que as contratarem. Essas transformações possibilitam uma criação da própria marca, como Rafael Coimbra citou no podcast da MIT Technology Review Brasil:
“O futuro dos influenciadores será profissional. Além da relação com a marca, muitos influenciadores estão virando marcas. Quanto mais profissionais eles se transformam, mais eles usam os recursos e camadas digitais. Hoje, é possível um influenciador ter seu próprio marketplace, algo que antes só era possível com acordos com empresas”, explica.
Influencer Marketing Hub
https://influencermarketinghub.com/influencer-marketing-benchmark-report-2021/
Influency
https://www.influency.me/blog/tamanho-do-mercado-do-marketing-de-influencia-mundial/
Marketing Cultural
https://marketingcultural.com.br/wp-content/uploads/sites/1/2018/10/Pesquisa-O-mapa-do-marketing-de-influe%CC%82ncia-no-Brasil-1.pdf
MIT Technology Brasil
https://mittechreview.com.br/15-bilhoes-de-razoes-para-sua-marca-priorizar-o-marketing-de-influenciadores/
https://mittechreview.com.br/influenciadores-digitais-e-as-novas-regras-do-jogo/