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O que é growth hacking? Essa estratégia de marketing alternativa tem ganhado muito destaque ao focar em rápido crescimento e estratégias de desenvolvimento de produto.
Entenda mais sobre esse termo no infográfico abaixo!
O termo growth hacking foi criado por Sean Ellis e é usado para identificar estratégias de marketing diferentes das tradicionais, onde o foco principal é o crescimento do negócio. A estratégia ganhou muito destaque ao ajudar pequenas empresas e startups.
KPI (indicadores chave de performance)
É o indicador que irá definir o que é crescimento para a empresa.
Experimentos
É o que move todo o processo, experimentos para gerar soluções criativas e de baixo custo.
Aprendizado
É gerado a partir da comparação dos resultados do experimento.
Crescer
É a premissa básica do growth hacking, gerar crescimento para o negócio.
O Growth Hacking é um conjunto de experimentos de marketing focados, principalmente, no desenvolvimento de produto e que se baseiam em alguma das etapas do funil de crescimento.
Aquisição
Nessa parte é trabalhado o conhecimento de marca, ou o awareness, de forma a gerar o máximo possível no menor tempo e sem muitos custos.
Ativação
A partir do momento que a pessoa tem conhecimento do seu negócio, porque ela deveria usar seu produto ou serviço? Aqui, o foco está no convencimento.
Retenção
A retenção está diretamente relacionada a fazer com que o cliente volte a usar seu produto ou serviço, e torná-lo frequente.
Recomendação
O boca a boca é um dos canais de divulgação mais efetivos no marketing, e o foco nessa etapa é maximizar esse processo.
Faturamento
O processo de gerenciamento da receita é essencial para entender se os resultados alcançados são significativos para o negócio.
Algumas empresas que começaram pequenas e utilizaram as estratégias de growth hacking experimentaram um crescimento muito grande em um curto período de tempo.
Dropbox
Investiu em uma estratégia simples de recomendação, onde usuários ganhavam mais espaço de armazenamento ao convidar amigos para o serviço
^ 3.900% em número de usuários depois de 15 meses
HubSpot
Com uma estratégia focada na criação de conteúdo relevante e ferramentas para atração de leads, o HubSpot conseguiu uma taxa de conversão impressionante.
De 3 clientes em 2006 para um faturamento de
U$ 186 milhões em 2015
PayPal
A empresa identificou que a estratégia com menor custo por aquisição era buscar novos usuários por meio de incentivos.
4.000.000 de novos usuários em menos de 10 meses.