Food Services: A retomada pós pandemia - Infobase | Aplicações, Infraestrutura e Digital

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Food Services: A retomada pós pandemia

A Infobase e a Interativa se reuniram com os melhores especialistas do mercado de tecnologia para desenvolver conteúdos exclusivos. Confira!

Food Services: A retomada pós pandemia

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Como anda o setor de food service após o início da pandemia? Bares e restaurantes estiveram entre os mais afetados pelo isolamento resultante da pandemia, e agora, muitos tentam se adaptar com novas formas de operar. Porém, nem todos conseguiram.

Veja quais foram os efeitos da pandemia sobre esse setor e que medidas alguns negócios estão tomando para lidar com essa crise!

 

Food Services: A retomada pós pandemia

Um dos primeiros setores econômicos a sentir os impactos da crise foi o de food service. Com uma queda vertiginosa no faturamento, diversos negócios fecharam estabelecimentos permanentemente ou demitiram um grande contingente de funcionários. Nesse cenário, o setor é obrigado a adotar novas soluções para se recuperar.

Efeitos da Pandemia

De 1 milhão de estabelecimentos no Brasil 30% fecharam as portas

– 2 milhões de empregos no setor

40% de queda no faturamento

Movimentação em 2018 Movimentação em 2020

R$ 176 bilhões R$ 129 bilhões

Restaurantes voltados para classes A e B – Queda de 65% nas vendas

Restaurantes voltados para classes C e D – Queda de 20% nas vendas

Recuperação do Mercado

Metade dos estabelecimentos já conseguiram alguma linha de crédito

73% dos estabelecimentos já abriram as portas

(de acordo com pesquisa da Abrasel)

Adaptações

Novo foco dos estabelecimentos:

Conveniência Segurança

Higiene

40% de estabelecimentos adotaram um sistema de delivery próprio ou pretendem adotar

31% de estabelecimentos têm ou pretende ter a empresa cadastrada em aplicativos de delivery de terceiros

30% de estabelecimentos já implementou ou pretende implementar dark kitchens (cozinhas voltadas 100% ao delivery)

Retomada e digitalização

O setor de food service no Brasil é muito robusto e sua recuperação já é clara, porém, algumas mudanças provavelmente vieram para ficar. A necessidade do isolamento, que prejudicou muitos negócios, fez com que as iniciativas de digitalização e delivery emergissem mais rápido, além de novas tendências, como as dark kitchens.


Referências

Abrasel

https://abrasel.com.br/noticias/noticias/restaurantes-tem-faturamento-40-menor-que-em-2019/?utm_source=The+Shift+Newsletter&utm_campaign=c51e8b099b-THE_SHIFT_ED_2020_11_10&utm_medium=email&utm_term=0_7f93052ef8-c51e8b099b-403417060

https://abrasel.com.br/noticias/noticias/restaurantes-se-recuperam-mais-rapido-no-brasil-do-que-na-america-latina-e-na-europa/?utm_source=The+Shift+Newsletter&utm_campaign=c51e8b099b-THE_SHIFT_ED_2020_11_10&utm_medium=email&utm_term=0_7f93052ef8-c51e8b099b-403417060

SEBRAE

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/alternativas-para-bares-restaurantes-e-afins-em-tempos-de-crise,f18eee1b30d11710VgnVCM1000004c00210aRCRD?utm_source=The+Shift+Newsletter&utm_campaign=c51e8b099b-THE_SHIFT_ED_2020_11_10&utm_medium=email&utm_term=0_7f93052ef8-c51e8b099b-403417060

Deloitte

https://www2.deloitte.com/us/en/pages/consumer-business/articles/restaurant-future-survey-technology-customer-experience.html?utm_source=The+Shift+Newsletter&utm_campaign=c51e8b099b-THE_SHIFT_ED_2020_11_10&utm_medium=email&utm_term=0_7f93052ef8-c51e8b099b-403417060

Galunion

https://galunion.com.br/materiais-e-estudos-de-mercado-foodservice/

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