A Infobase e a Interativa se reuniram com os melhores especialistas do mercado de tecnologia para desenvolver conteúdos exclusivos. Confira!
A Infobase e a Interativa se reuniram com os melhores especialistas do mercado de tecnologia para desenvolver conteúdos exclusivos. Confira!
Assistentes de voz conseguem fazer pesquisas e pedidos on-line, começar filmes e músicas, até ligar as luzes de casa. Ações, que antes necessitavam de aparelhos em mãos, agora também são feitas por comandos verbais. Com avanços tecnológicos, o dia a dia das pessoas estará cheio de vozes robóticas realizando tarefas básicas.
Saiba mais sobre a presença da assistência virtual por voz em nosso infográfico.
Grandes facilitadores do cotidiano, aparelhos com assistentes de voz conseguem realizar tarefas a partir de comandos verbais. Eles interpretam a fala e respondem como se fossem pessoas. Os usuários podem controlar dispositivos, como televisões e eletrodomésticos, ou navegar pela internet.
No último ano, com a pandemia, a busca e uso de assistência virtual por voz se popularizou no Brasil e no mundo. A tendência é que esses aparelhos continuem a evoluir tecnologicamente e se tornem parte da vida de cada vez mais pessoas.
Existem diferentes ofertas de assistentes de voz atualmente. Muitas marcas já apresentam esse serviço, mas o mercado é dominado pelas grandes empresas de tecnologia.
Siri – Apple – 2011
Alexa – Amazon – 2014
Cortana – Microsoft – 2014
Google Assistant – Google – 2018
Em 2020, a Ilumeo realizou uma pesquisa com 1.100 pessoas para melhor entender a relação da população brasileira com assistentes de voz. Os resultados mostram que uma em cada cinco pessoas utilizam a tecnologia todos os dias.
87% já usou assistente virtual comandado por voz
63% considera comum ver outras pessoas usando o recurso
48% utiliza a tecnologia semanalmente
Dos aparelhos que oferecem o serviço, os participantes da entrevista utilizam os smartphones com mais frequência.
Smartphone – 83%
Smartwatch – 67%
SmarTV – 61%
Smartspeaker – 58%
Computador – 50%
Tablet – 50%
Os assistentes de voz surgiram como um facilitador de atividades do dia a dia durante a quarentena, quando as pessoas passaram mais tempo em casa. No Brasil, houve um crescimento de 47% no uso de serviços ou produtos que oferecem a tecnologia.
A pesquisa da Ilumeo aponta que:
51% tem usado mais as funções de assistente virtual por voz no celular
54% tem visto mais valor no uso da voz para controlar aparelhos eletrônicos
61% gostaria de usar mais aparelhos controlados por voz
Dos eletrônicos que as pessoas desejam comandar por voz, aparelhos de TV são os mais comuns.
Aparelhos de TV ——– 76%
Iluminação doméstica ——– 68%
Ar condicionado, ventiladores ——– 64%
Aparelhos de cozinha ——– 63%
Chuveiros e torneiras ——– 54%
Compras ——– 50%
As pessoas que pretendem comprar novos aparelhos eletrônicos devem escolher os que oferecem assistência virtual por voz. Os smartphones também lideram a lista de preferência.
Dispositivos comandados por voz que as pessoas pretendem comprar no próximo ano
Smartphone com assistente virtual ——– 58%
SmarTV ——– 54%
Smartwatch ——– 37%
Computador ——– 31%
Smartspeaker ——– 27%
Tablet ——– 25%
A popularização recente dos aparelhos de assistência virtual por voz traz grandes expectativas para o mercado de tecnologia. A projeção é que esses aparelhos movimentem US$ 21,8 bilhões em 2025.
2018 ——– $3.0b
2019 ——– $4.2b
2020 ——– $6.0b
2021 ——– $8.2b
2022 ——– $11.1b
2023 ——– $14.6b
2024 ——– $18.3b
2025 ——– $21.8b
Com mais opções no mercado e inovações tecnológicas, o próximo passo dos aparelhos de assistência virtual por voz deverá acrescentar realidade aumentada e gestos na utilização da ferramenta. A tendência é que pessoas não precisem digitar mais e consigam acessar sites, realizar compras e comandar a casa sem ter um aparelho em mãos.
“O assistente de voz é, hoje, a chave da Internet das Coisas, é quem molda os movimentos do mundo contemporâneo. É só falar, e as engrenagens se movem. E, por isso, é grande a oportunidade deste mercado que inaugura a quarta revolução industrial.” – Rapha Avellar, fundador da Adventures Inc, em seu artigo “Fala que eu te escuto” na MIT Technology Review Brasil.
Ilumeo
https://ilumeo.com.br/todos-posts/2019/10/28/como-funcionam-as-assistentes-virtuais
https://ilumeo.com.br/assistentes-de-voz
MIT Technology Review Brasil
https://mittechreview.com.br/fala-que-eu-te-escuto/
Statista
https://www.statista.com/chart/17611/enterprise-virtual-digital-assistant-market-worldwide/