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A potência dos eSports

A Infobase e a Interativa se reuniram com os melhores especialistas do mercado de tecnologia para desenvolver conteúdos exclusivos. Confira!

A potência dos eSports

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Os eSports se popularizaram nos últimos anos e conquistaram muitos praticantes e espectadores. Além da grande audiência no mundo todo, a modalidade chega a movimentar milhões de dólares por ano, e esse número deve crescer.

Saiba mais sobre a força dos eSports e oportunidades tecnológicas do setor em nosso infográfico.

   


   

A potência dos eSports

De acordo com a Confederação Brasileira de eSports, esse segmento trata de “competições profissionais de games que ocorrem em uma plataforma digital, envolvendo dois ou mais competidores (sejam indivíduos ou equipes), em partidas online ou presenciais sincrônicas e montadas de forma a permitir o acompanhamento de uma audiência”.

Além de o esporte existir em uma plataforma digital que permite uma conexão sem barreiras físicas, ele também incorpora tecnologias que podem transformar a maneira que nos relacionamos com as máquinas, como o metaverso.

   


   

Audiência

A audiência dos eSports apresentou um notável crescimento nos últimos anos. De acordo com uma pesquisa da Newzoo, plataforma especializada em jogos eletrônicos, mais de 1 bilhão de pessoas assistirão a competições de eSports em 2025.

2019 —– 593.2 milhões
2020 —– 662.7 milhões
2021 —– 728.8 milhões
2024 —– 920.3 milhões
2025 —– +1 bilhão

Enquanto a América Latina atuará como região-chave para o crescimento da indústria nos próximos quatro anos, a região Ásia-Pacífico representará mais de 50% desse público, com destaque para a China.

Entusiastas chineses em 2021 —– 92,8 milhões
Audiência chinesa de live streaming em 2021 —– 193 milhões

   


   

Em 2019, aconteceram 885 grandes eventos que geraram US$ 56,3 milhões apenas com ingressos. Entre as modalidades mais assistidas, League of Legends lidera o ranking.

O tamanho da audiência dos eSports também pode ser visto principalmente na Twitch, plataforma de streaming. Os canais ajudam a popularizar a modalidade e atrair mais investimento. No Brasil, o maior destaque é Gaules, o maior canal do país e o segundo mais assistido do mundo.

Gaules
51.906 inscritos – 14.616.867 horas assistidas – pico de audiência de 154.004 pessoas

YoDa
7.281 inscritos – 2.262.960 horas assistidas – pico de audiência de 36.012 pessoas

Baiano
5.196 inscritos – 1.897.438 horas assistidas – pico de audiência de 42.499 pessoas

   


   

Mercado

O mercado global de eSports apresentou uma leve queda em 2020 devido à pandemia, mas deve se recuperar ainda em 2021. A Newzoo projeta que o setor deve ultrapassar US$ 1 bilhão até o fim do ano.

Assim como em questão de audiência, a região Ásia-Pacífico apresenta os maiores números de mercado, chegando a ter 50% do total em 2021.

Oriente Médio e África — US$ 6,3 bilhões — 4%
América Latina — US$ 7,2 bilhões — 4%
Europa — US$ 31,5 bilhões — 18%
América do Norte — US$ 42,6 bilhões — 24%
Ásia-Pacífico — US$ 88,2 bilhões — 50%
Total — US$ 175,8 bilhões

O destaque novamente fica para a China, com uma receita de US$ 360,1 milhões em 2021, ultrapassando os Estados Unidos, Canadá e toda a Europa Ocidental.

China —– US$ 360,1 milhões
América do Norte —– US$ 243 milhões
Europa Ocidental —– US$ 205,8 milhões

Em 2020, os eSports movimentaram US$ 1,1 bilhão globalmente, sendo a maior contribuição vindo de patrocinadores.

Streaming — US$ 18,2 milhões
Digital — US$ 24,5 milhões
Taxa para publicadoras — US$ 116,3 milhões
Merchandise e ingressos — US$ 121,7 milhões
Direitos de mídia — US$ 185,4 milhões
Patrocínio — US$ 636,9 milhões
Total — US$ 1,1 bilhão

   


   

Relação com marcas

O mercado dos eSports é tão atrativo que marcas de outros setores e clubes tradicionais já fazem parte do cenário. Essa forte presença é vista, principalmente, na lista de patrocinadores das equipes. No Brasil, até bancos investem em times de eSports.

Patrocinadores de algumas equipes brasileiras:

PaiN Gaming

Coca-Cola – TIM Live – BMW – WD_BLACK – Banco BS2 – Motorola – JBL – Ame Digital

Flamengo eSports
Adidas – Simplicity – N.A.V.E – DLBK – Redragon – LG UltraGear

LOUD
Submarino – Itaú – Fusion Energy Drink – Discord – Twitch Brasil

INTZ
LG Eletronics – Monster Energy – PicPay – Logitech – Lupo – ExitLag – Claro Gaming

Vivo Keyd
Vivo – OEX Game – Fundação Make-A-Wish – DXRacer

   


   

O metaverso

Metaverso é o nome do mundo virtual que replica o mundo físico por meio de dispositivos digitais. Ele gera experiência coletivas e pode utilizar diferentes camadas, como as realidades virtual e aumentada. Também pode funcionar como espaço de convívio e de trocas.

Nos games

O mercado de skins, as roupas que os personagens dos jogos usam, movimenta mais de US$ 10 bilhões por ano, o que chama a atenção de grandes marcas. A Louis Vuitton, por exemplo, já disponibiliza produtos para serem usados por jogadores de League of Legends.

Em caso mais recente, o streamer espanhol TheGrefg lançou sua própria skin para o Fortnite. No dia do anúncio, ele bateu o recorde de 2,5 milhões de espectadores.

A Epic Games, empresa do Fornite, anunciou um fundo de US$ 1 bilhão para desenvolver o metaverso.

   


   

O que esperar dos eSports

Os números indicam que o mercado e a audiência dessa modalidade devem continuar a crescer nos próximos anos. Além de funcionar como um passatempo e uma profissão, os eSports são ótimas plataformas para avanços tecnológicos, como realidades virtual e aumentada. O desenvolvimento do metaverso nos jogos também deve alavancar a indústria e mudar o relacionamento entre jogador e máquina.

“Independentemente de quem vença a batalha pelo mundo compartilhado, é inegável que passamos cada vez mais tempo em espaços virtuais, consumindo bens virtuais e vivendo experiências virtuais. Uma série de novas tecnologias está nascendo para conectar esse universo – desde NFTs ao metaverso” – Guilherme Ravache, em artigo para a MIT Technology Review Brasil.

   


   

Referências

Confederação Brasileira de eSports – CBeS
http://cbesports.com.br/esports/esports-o-que-sao/

Epic Games
https://www.epicgames.com/site/en-US/news/announcing-a-1-billion-funding-round-to-support-epics-long-term-vision-for-the-metaverse

Louis Vuitton
https://br.louisvuitton.com/por-br/magazine/artigulos/louis-vuitton-x-league-of-legends#the-film

MIT Technology Review Brasil
https://mittechreview.com.br/brasil-tem-chance-de-liderar-a-corrida-pelo-metaverso/
https://mittechreview.com.br/muito-alem-do-nft-metaversos-web3-e-o-futuro-digital/

Newzoo
https://newzoo.com/insights/trend-reports/newzoo-global-games-market-report-2021-free-version/
https://newzoo.com/insights/trend-reports/newzoo-global-esports-market-report-2020-light-version/
https://newzoo.com/insights/trend-reports/newzoos-global-esports-live-streaming-market-report-2021-free-version
https://newzoo.com/insights/articles/newzoo-esports-sponsorship-alone-will-generate-revenues-of-more-than-600-million-this-year/

The Enemy
https://www.theenemy.com.br/fortnite/fornite-streamer-bate-recorde-da-twitch-com-25-milhoes-de-espectadores

Twitch Metrics
https://www.twitchmetrics.net/channels/peak?lang=pt
https://www.twitchmetrics.net/channels/viewership?lang=pt

Whow!
https://www.whow.com.br/tecnologia/skins-para-games-como-a-moda-esta-aproveitando-a-tendencia/

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