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O primeiro presidente negro da história norte-americana bateu todos os recordes possíveis: candidato eleito com a votação mais expressiva já registrada no país (69,4 milhões de votos), sua campanha digital gerou a impressionante quantia de U$670.7 milhões. Eis o indício mais importante deste marco: de toda a arrecadação, 93% resultaram de doações abaixo dos U$100 dólares; trata-se de um gigantesco trabalho de colaboração, mais que de investimento.
Estes são dados que extrapolam o âmbito da política. A participação direta da sociedade nos meios de comunicação, os fatos comprovam, é decisiva para o sucesso ou o fracasso de uma empreitada que envolve branding, captação de recursos e engajamento.
Os canais digitais possuem uma entrada expressiva em praticamente todos os nichos, e a facilidade de segmentação da internet colabora para que essas mídias se tornem ferramentas poderosas na hora de vender e comprar produtos e serviços. O Facebook possui, hoje, mais de um bilhão de participantes cadastrados, apresentando uma média de uso mensal que ultrapassa os 700 minutos por usuário. Cerca de 300 milhões de usuários participam ativamente do Twitter, número que equivale a, aproximadamente, 20% de todos os cadastrados. As pessoas assistem a 6 bilhões de horas de vídeos por mês no YouTube. Estima-se que 92% das empresas que produzem conteúdo aumentam o número de clientes adquiridos, por dia, a partir de seus blogs. Empresas B2B, que se utilizam de blogs, geram 67% mais leads que aqueles que não o fazem. 52% das pequenas empresas, nos Estados Unidos, utilizam as mídias sociais para promover seus serviços.
Lançado em agosto deste ano (2013), o livro eletrônico Planejamento de Marketing Digital: Como posicionar sua empresa em mídias sociais, blogs, aplicativos móveis e sites projeta soluções digitais para os executivos que entenderam, há algum tempo, que investir em canais digitais não se trata mais de uma mera opção. Segmentação sem igual, baixíssimos custos, alcance limitado apenas pela ausência de conexão com a World Wide Web, no exato momento em que o processo de popularização dos computadores vive seu auge: estes são apenas alguns dos ingredientes que tornam a receita de um marketing digital bem fundamentado um produto imbatível. Investir na comunicação direta com o público, através da internet, é um investimento barato e seguro – caso respeite um procedimento rigoroso e bem preparado.