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Os serviços de streaming surgiram como uma opção de lazer sem sair de casa, mas muitas pessoas já consideram trocar a televisão por esse modelo. As novas plataformas oferecem grandes catálogos e produções originais, o que atrai cada vez mais assinantes.
No nosso infográfico, saiba mais sobre o impacto dos serviços de streaming.
O que começou com uma oferta de filmes em formato digital tornou-se uma nova relação com a televisão. Os serviços de streaming oferecem catálogos variados, produções próprias e a conveniência de assistir quando e onde quiser.
Com diversas opções no mercado, o número de assinantes desse tipo de plataforma cresce cada vez mais. Mesmo com o poder da TV, é difícil negar a força do streaming nos últimos anos – e no futuro bem próximo.
Existe uma grande variedade de serviços de streaming para escolher o preferido. No Brasil, a Netflix continua líder de mercado, mas há outras alternativas com diferentes ofertas de preço mensal.
No início de julho, a HBO Max chegou ao Brasil para substituir a HBO GO, que atendia 7% dos consumidores de streaming do país nos primeiros três meses de 2021.
Netflix —– 32%
Prime Video —– 26%
Disney + —– 10%
Globoplay —– 8%
HBO Go —– 7%
Telecine Play —– 7%
Claro Video —– 4%
Outro —– 6%
Segundo a Anatel, em dois anos, o Brasil perdeu mais de 2,6 milhões de clientes de TV por assinatura. Ao mesmo tempo, o número de assinantes de streaming continua a crescer no país e no mundo.
2018 —– 14.856.453 contratos ativos de TV por assinatura
2020 —– 12.198.430 contratos ativos de TV por assinatura
A pesquisa “Mercado, consumo e diversidade em serviços de vídeo streaming na América Latina”, feita pela Sherlock Communications, aponta que mais da metade dos brasileiros já assina pelo menos um serviço de streaming.
45% assina um serviço
16% assina dois
6% assina três
2% assina quatro
30% assina nenhum
O mesmo relatório mostra que 43% dos brasileiros participantes assinaram serviços de streaming como uma opção de lazer durante o isolamento social.
Em 2020, o setor de streaming cresceu 26%
A oferta de conteúdo exclusivo e lançamentos simultâneos com os cinemas são algumas das características que atraem novos assinantes. Outro motivo é a diversidade no catálogo.
55% procura novos lançamentos, especialmente filmes
46% assinou por programas inéditos
37% gostaria de conteúdo exclusivo
37% cansou da TV tradicional
31% gosta da oferta de filmes e séries clássicas nos streamings
Essa alta e crescente popularização mostra resultados no faturamento do setor, que dobrou nos últimos três anos.
Netflix e companhia conquistam cada vez mais o público brasileiro, o que faz com que redes tradicionais de televisão se adaptem ao novo consumo audiovisual. O Globoplay, por exemplo, tenta incorporar outros canais da Globo em seus pacotes, ao mesmo tempo que oferece conteúdo nacional e internacional para atrair mais assinantes.
Todas as estratégias definidas pelas grandes empresas de streaming refletem na relação das pessoas com a televisão. Passam a poder escolher quando assistir, o que assistir e por onde assistir, já que o aparelho de TV não é mais essencial.
Grand View Research
https://www.grandviewresearch.com/industry-analysis/video-streaming-market
Motion Picture Association
https://www.motionpictures.org/wp-content/uploads/2021/03/MPA-2020-THEME-Report.pdf
Sherlock Communications
https://www.sherlockcomms.com/pt/relatorio-stremaing-latam/
Tele.síntese
https://www.telesintese.com.br/streaming-so-disney-cresce-no-brasil-no-1o-trimestre-de-2021/