A Infobase e a Interativa se reuniram com os melhores especialistas do mercado de tecnologia para desenvolver conteúdos exclusivos. Confira!
A Infobase e a Interativa se reuniram com os melhores especialistas do mercado de tecnologia para desenvolver conteúdos exclusivos. Confira!
O comércio de produtos de beleza e de cuidados pessoais é bastante expressivo no Brasil, tornando o país um dos maiores mercados do setor. Ao longo dos anos, o comportamento dos usuários de cosméticos mudou, influenciando na maneira de produzir, vender e elaborar esses produtos.
Saiba mais sobre a participação desse mercado na economia brasileira no nosso infográfico!
O setor de beleza e cuidados pessoais é muito expressivo no Brasil. Recentemente, a aquisição da norte-americana Avon pela Natura, criando o quarto maior grupo mundial de beleza, mostrou o quão forte esse mercado é. A popularização de pequenas marcas, com propostas voltadas a questões ambientais, também motiva a indústria.
Com a mudança do comportamento do consumidor, e com a pandemia do novo coronavírus, as grandes e pequenas empresas precisam acompanhar essas transformações para manter seu espaço no mercado.
174 países importam produtos de beleza brasileiros
6 milhões é o número de oportunidades de trabalho que o mercado de beleza gera
+ 30,9% na venda de produtos de cuidado para o rosto de 2019 a 2020
3º país com mais produtos lançados no mercado global, depois dos Estados Unidos e da China
4º maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, incluindo cosméticos para cabelo e pele, perfumes e produtos para higiene bucal
Brasil —— R$ 169 bilhões
Japão ——- R$ 211 bilhões
China ——- R$ 350 bilhões
EUA ——— R$ 505 bilhões
Mercado de beleza
Maio 2019 —– + 5,2% em vendas —-> maio 2020
Maio 2019 —– + 4,3% em volume —-> maio 2020
Mercado de perfumaria
Maio 2019 —– + 7,2% em vendas —–> maio 2020
Maio 2019 —– + 8,9% em volume —–> maio 2020
Os cuidados com a aparência não são mais restritos às mulheres. Os homens consomem diversos cosméticos e isso reflete na economia também.
Previsão de crescimento para o mercado mundial de beleza masculina: US$ 78,6 bilhões em 2023
O Brasil é o 2º maior mercado mundial de fragrância e produtos masculinos.
Com a adoção do home office, o consumo de produtos de beleza tende a cair. Porém, mesmo passando mais tempo em casa, as pessoas ainda se arrumam para realizar videochamadas no trabalho ou com amigos.
Entre abril e maio de 2020, o Google Brasil registrou um aumento na procura de maquiagem.
Batom —- +21%
Base —- +36%
Corretivo —- +47%
Rímel —- +49%
Skincare
Mas a principal mudança foi nos produtos para cuidados da pele, também conhecidos como skincare. Além da beleza, as pessoas buscam manter a saúde e o bem-estar da pele.
+ 100% de procura por “skincare” no Google, em julho de 2020
+30,9% na venda de produtos de cuidado com o rosto, entre janeiro e outubro de 2020.
Houve aumento na venda de três itens, entre janeiro e maio de 2020 em relação ao mesmo período em 2019:
+ 92,8% de máscaras faciais
+ 14,7% de cosméticos antirrugas
+ 8,3% de hidratantes faciais
Devido ao isolamento durante a pandemia, as compras pela internet marcaram 2020. O setor de cosméticos precisou se adaptar ao ambiente virtual, e conseguiu. Atualmente, 34% dos consumidores compram por sites e aplicativos.
Uma pesquisa feita pela Shophia Mind listou os motivos que impulsionaram 2.565 mulheres a comprarem online.
Facilidade —– 74%
Preço —– 66%
Formas de pagamento —– 38%
Para os próximos cinco anos, o mercado de beleza e cuidados pessoais deve incluir outras tendências, além dos produtos em si.
– Engajamento digital
– Posicionamentos éticos
– Atributos orgânicos e naturais
– Beleza relacionada à saúde e bem-estar
– Novos ingredientes e formulações
Sustentabilidade já é uma das três maiores preocupações para 32% de brasileiros na hora de comprar.
Produtos sem testes em animais —-> 61% no crescimento de vendas
Produtos com ingredientes naturais —-> 124% no crescimento de vendas
Com as mudanças do comportamento e dos consumidores, o mercado de produtos de beleza e cuidados pessoais precisará mudar desde a produção até a venda. Agora, as pessoas não compram apenas o conteúdo das embalagens, mas também como a marca de posiciona em relação à natureza, diversidade, ética e outros fatores.
Além disso, o desenvolvimento de tecnologias facilitou a compra online. Muitas marcas possibilitam os clientes experimentarem o produto sem sair de casa. Em um cenário de pandemia, e cada vez mais virtualizado, essa nova prática pode garantir o futuro de grandes e pequenas empresas.
Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – ABIHPEC
https://abihpec.org.br/brasil-e-o-quarto-maior-mercado-de-beleza-e-cuidados-pessoais-do-mundo/
Diário do Comércio
https://diariodocomercio.com.br/negocios/mercado-da-beleza-tem-demanda-na-vida-virtual/
Euromonitor International
https://www.euromonitor.com/brazil
https://go.euromonitor.com/white-paper-beauty–personal-care-20-11-03-survey-key-findings.html
Meio e Mensagem
https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2013/12/05/sophia-mind-mapeia-o-mundo-da-beleza.html
https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2020/04/17/abihpec-refuta-crise-para-a-beleza.html
Negócios SC
https://negociossc.com.br/blog/o-surpreendente-mercado-de-beleza-no-brasil-e-seu-publico