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Empresas de micro mobilidade enfrentarão muitos desafios, assim como toda indústria emergente. Aquelas que sobreviverem se beneficiarão de um mercado multibilionário, ao oferecer soluções viáveis e mais verdes de transporte, nos centros urbanos. Embora a crise da Covid-19 tenha atrasado esse desenvolvimento, uma nova demanda por transportes individuais e abertos pode reacender essa indústria, em um futuro próximo.
Com o crescimento da população, se locomover se torna um desafio cada vez maior nos grandes centros urbanos, mas novas soluções de transporte para curtas distâncias podem facilitar consideravelmente essa dinâmica.
Até 2050, mais 2.5 bilhões de pessoas irão residir em áreas urbanas
Nos EUA, a maioria das viagens ou passeios feitos pelas pessoas se encaixa na categoria micro mobilidade.
Curtas distâncias (0 a 8 Km) – 60% Bicicletas e patinetes
Médias distâncias (8 a 24 Km) – 25% Aplicativos de carona
Longas distâncias (+24 Km) – 15% Aluguel de carros
O mercado de micro mobilidade global poderá aumentar de
US$ 300 bilhões a US$ 500 bilhões até 2030
Estados Unidos – 60% – US$ 200 bilhões a US$ 300 bilhões
Europa – 30% – US$ 100 bilhões a US$ 150 bilhões
China – 10% – US$ 30 bilhões a US$ 50 bilhões
Embora os efeitos iniciais da crise tenham sido muito negativos, as pessoas estão começando a retornar para suas rotinas normais, e as plataformas estão apontando esse retorno em seus números e resultados.
Lime registra aumento de 14% em número de viagens comparado ao período anterior à pandemia.
(Na Koreia do Sul)
Hellobike registra aumento de 30% em número de viagens mês a mês.
(Na China)
Um estudo da McKinsey, revela que esse mercado deve voltar com força após a pandemia, à medida que a percepção das pessoas começa a mudar em relação à segurança de cada meio de transporte.
Infraestrutura de cidades
Se uma cidade não possui infraestrutura suficiente, como ciclovias, a adoção desses meios de transporte se torna difícil e até mesmo, perigoso.
Lucratividade
Apesar das empresas de micro mobilidade possuírem milhões de dólares em investimentos, muitas ainda têm dificuldade de se manter lucrativas, graças aos custos com recursos e operacional.
Regulação
Bicicletas e patinetes ainda são um conceito novo de locomoção urbana em muitas cidades pelo mundo, o que significa que não existem leis ou uma regulamentação clara sobre como esses veículos deveriam operar.
Saúde do hardware
À medida que os veículos quebram, as empresas não possuem mão de obra suficiente para concertá-las ou substituí-las em um tempo razoável, resultando no abandono e na formação de cemitérios de bicicletas e patinetes.
Clima
Em cidades com climas mais severos, como ao norte da Europa, a utilização de bicicletas e patinetes compartilháveis se torna menos segura e os acidentes aumentam, sem contar com a diminuição da demanda.
Empresas de micro mobilidade enfrentarão muitos desafios, assim como toda indústria emergente. Aquelas que sobreviverem se beneficiarão de um mercado multibilionário, ao oferecer soluções viáveis e mais verdes de transporte, nos centros urbanos. Embora a crise da Covid-19 tenha atrasado esse desenvolvimento, uma nova demanda por transportes individuais e abertos pode reacender essa indústria, em um futuro próximo.
CB Insights
The Micromobility Revolution: How Bikes And Scooters Are Shaking Up Urban Transport Worldwide
McKinsey
https://www.mckinsey.com.br/our-insights/blog-made-in-brazil/a-mobilidade-em-2030