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Como anda o setor de food service após o início da pandemia? Bares e restaurantes estiveram entre os mais afetados pelo isolamento resultante da pandemia, e agora, muitos tentam se adaptar com novas formas de operar. Porém, nem todos conseguiram.
Veja quais foram os efeitos da pandemia sobre esse setor e que medidas alguns negócios estão tomando para lidar com essa crise!
Um dos primeiros setores econômicos a sentir os impactos da crise foi o de food service. Com uma queda vertiginosa no faturamento, diversos negócios fecharam estabelecimentos permanentemente ou demitiram um grande contingente de funcionários. Nesse cenário, o setor é obrigado a adotar novas soluções para se recuperar.
De 1 milhão de estabelecimentos no Brasil 30% fecharam as portas
– 2 milhões de empregos no setor
40% de queda no faturamento
Movimentação em 2018 Movimentação em 2020
R$ 176 bilhões R$ 129 bilhões
Restaurantes voltados para classes A e B – Queda de 65% nas vendas
Restaurantes voltados para classes C e D – Queda de 20% nas vendas
Metade dos estabelecimentos já conseguiram alguma linha de crédito
73% dos estabelecimentos já abriram as portas
(de acordo com pesquisa da Abrasel)
Adaptações
Conveniência Segurança
Higiene
40% de estabelecimentos adotaram um sistema de delivery próprio ou pretendem adotar
31% de estabelecimentos têm ou pretende ter a empresa cadastrada em aplicativos de delivery de terceiros
30% de estabelecimentos já implementou ou pretende implementar dark kitchens (cozinhas voltadas 100% ao delivery)
O setor de food service no Brasil é muito robusto e sua recuperação já é clara, porém, algumas mudanças provavelmente vieram para ficar. A necessidade do isolamento, que prejudicou muitos negócios, fez com que as iniciativas de digitalização e delivery emergissem mais rápido, além de novas tendências, como as dark kitchens.
Abrasel
SEBRAE
Deloitte
Galunion
https://galunion.com.br/materiais-e-estudos-de-mercado-foodservice/