A Infobase e a Interativa se reuniram com os melhores especialistas do mercado de tecnologia para desenvolver conteúdos exclusivos. Confira!
A Infobase e a Interativa se reuniram com os melhores especialistas do mercado de tecnologia para desenvolver conteúdos exclusivos. Confira!
Você sabe o que é o Movimento Black Money no Brasil? Ele surgiu com o objetivo de fomentar o empreendedorismo negro, através de projetos educacionais e econômicos, e assim, fazer circular capital para empoderar a comunidade.
Entenda mais sobre o movimento e a realidade que ele luta para mudar, no infográfico abaixo!
O Brasil é um dos países com mais desigualdade de renda no mundo, principalmente, quando analisada a realidade da população negra. O Movimento Black Money se propõe a incentivar a circulação de capital entre as pessoas que fazem parte dessa minoria e, ao mesmo tempo, ajudar empreendedores negros por meio de cursos, networking e investimentos.
Negros são:
R$ 1.9 trilhões movimentados por negros na economia do país.
Negros, mulheres e classes CDE concentram 80% da intenção de compra do Brasil.
Instituições financeiras do Brasil negam três vezes mais crédito a negros do que a pessoas não negras.
Negros recebem em média R$ 1,2 mil a menos no mercado de trabalho.
Homens brancos ganham em média 150% a mais que mulheres negras.
Emprego doméstico ainda era a ocupação de 18% das mulheres negras em 2015.
O movimento surgiu com o objetivo de ser um hub de inovação para inserir e dar autonomia à comunidade negra no mercado digital e na economia. Seus pilares são o afrocentrismo, Tecnologia, Finanças, Marketing & Negócios, e alguns de seus principais projetos são:
Afreektech
Projeto educacional, que visa desenvolver habilidades e competências em pequenos empreendedores e jovens negros, através de cursos e parcerias. Metodologia 100% voltada à transformação digital.
Startblackup
É um evento que promove o encontro de empreendedores e profissionais, que desejam começar ou melhorar seus negócios. O foco é formar um networking, juntar talentos e se conectar com investidores, que ajudem no surgimento de novos empreendimentos negros.
D’Black Bank
O D’BlackBank é uma Fintech criada para conectar consumidores a empreendedores negros. Além de visar a justiça econômica, seu objetivo é incentivar o empreendedorismo e a inovação para população afrobrasileira.
Mercado Black Money
O mercado é um e-commerce criado com o objetivo de conectar consumidores a produtos vendidos por negros e fortalecer seus negócios, para fazer circular capital dentro da comunidade.
“A demanda por justiça racial em erupção em uma nação devastada por uma pandemia que afeta desproporcionalmente as comunidades negras é um chamado à ação. O momento para filantropos, empresas e governos investirem em lideranças negras e organizações racializadas com histórico de emancipação negra é agora.”
– Alan Soares
Ubunto é uma palavra que se origina da língua Zulu e significa algo como “uma pessoa é uma pessoa através (por meio) de outras pessoas”. E esse é o pilar do movimento Black Money, conectar a comunidade negra por meio da economia e do empreendedorismo, e assim, fortalecer e empoderar uma minoria representativa que é, na verdade, maioria quantitativa no país.
Movimento Black Money
https://movimentoblackmoney.com.br/
MIT Technology Review Brasil
https://mittechreview.com.br/o-investimento-em-black-money-para-muito-alem-do-esg/