Você sabe o que significa “Fail Fast”? O princípio do “Fracasse Rápido”, conhecido entre as empresas de tecnologia, estimula a constante experimentação de projetos para identificar quais são as ideias realmente valiosas. Quer saber mais? Confira nosso infográfico!
Fail Fast: acolhendo o fracasso para uma inovação permanente
Esse conceito busca eliminar a conotação negativa que a palavra “fracasso” adquiriu em nossa sociedade, passando a associá-la a uma jornada de aprendizado, fundamental para o sucesso dos empreendimentos.
CONCEITOS
- Fail Fast – a experimentação contínua possibilita falhar rapidamente e logo dar início a um processo de aprendizado.
- Fail Early – com um feedback imediato, é possível descobrir antecipadamente o que não está funcionando na estratégia.
- Fail Often – quanto maior a quantidade de testes, maiores as oportunidades de aprendizado.
- Fail Better – com fracassos acontecendo com regularidade e rapidez, há a maximização das chances de aprendizado.
BENEFÍCIOS
- Agilidade
- Resiliência
- Economia
- Adaptabilidade
- Aprendizagem
- Criatividade
LEAN STARTUP
- Metodologia elaborada por Eric Ries que envolve a adoção de determinados princípios – como o Fail Fast – e estratégias para a eliminação sistemática de desperdícios e o aumento da agilidade e eficácia no processo de desenvolvimento de produtos.
ATIVIDADES FUNDAMENTAIS
- As principais atividades de uma startup consistem na construção de produtos, mensuração da resposta dos consumidores e aquisição de conhecimento para pivotar (interromper um projeto para adotar um novo direcionamento) ou perseverar (dar continuidade ao projeto).
Construir –> Medir –> Aprender
USO NAS GRANDES EMPRESAS
- 82,4% das grandes organizações já utilizaram técnicas de Lean Startup em seus processos.
- 66,9% consideram uma das vantagens dessa metodologia a possibilidade de tomar decisões com base em dados e evidências.
- 61,4% consideram a rapidez no desenvolvimento de produtos um dos seus principais benefícios.
- 55,3% já conduziram um treinamento relacionado ao tema.
DESAFIOS
- 50,3% mostram preocupação em disponibilizar produtos ainda em sua versão inicial aos consumidores.
- 35,8% têm dificuldades para criar um MVP (produto mínimo viável) na sua área de atuação.
- 33,3% acreditam não possuir os recursos necessários.
- 32,1% afirmam que a inflexibilidade de seus atuais modelos de negócios torna-se um obstáculo.
CASOS DE SUCESSO
- Ford
- Toyota
- Starbucks
- Amazon
CONCLUSÃO
A aplicação desse conceito ajuda não só a acelerar o desenvolvimento de produtos, como também a evitar desperdícios de tempo e investimentos, favorecendo assim a inovação contínua das organizações.