Eleições 2018: o que foi destaque na mídia? - Infobase | Aplicações, Infraestrutura e Digital

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Eleições 2018: o que foi destaque na mídia?

A Infobase e a Interativa se reuniram com os melhores especialistas do mercado de tecnologia para desenvolver conteúdos exclusivos. Confira!

Eleições 2018: o que foi destaque na mídia?

A Infobase e a Interativa se reuniram com os melhores especialistas do mercado de tecnologia para desenvolver conteúdos exclusivos. Confira!

Em 2018, o período eleitoral foi marcado por discussões agitadas na internet, movimentos oriundos das redes sociais, disseminação de fake news e uso de bots para inflamar o debate público. Qual foi a dimensão dessas ações? Confira nosso infográfico para saber mais:

 

Eleições 2018: o que foi destaque na mídia?

Veja agora os principais dados sobre os acontecimentos e temas que se destacaram no cenário eleitoral de 2018.

 

ATENTADO A BOLSONARO

  • Aumento de 2.500% do total de menções ao candidato no Twitter após o ataque.
  • Mais de 34 mil citações no dia do ocorrido.
  • 4 dos 10 principais tópicos do Twitter Brasil faziam referência ao crime.
  • 202.296 novos seguidores na página de Bolsonaro no Facebook entre os dias 6 e 15 de setembro.
  • Mais de 437 mil novos seguidores no seu perfil do Instagram.
  • 1 em cada 15 tweets com #forçabolsonaro pertencia a um bot.

 

MOVIMENTO #ELENÃO

  • Mais de 1,6 milhão de menções no Twitter.
  • 75% das menções a Jair Bolsonaro foram negativas.
  • 8,3 mil tweets por hora.
  • Cerca de 3,8 milhões de integrantes no grupo do Facebook “Mulheres Unidas Contra Bolsonaro”.
  • 114 cidades tiveram manifestações contrárias a Bolsonaro.
  • Cerca de 100 mil manifestantes no Largo da Batata (SP).
  • Cerca de 25 mil manifestantes na Cinelândia (RJ).

 

BOTS

  • Mais de 10,4% das discussões sobre os candidatos são promovidas por robôs.
  • 49.788 bots políticos identificados em outubro.
  • 35.645 tweets de bots mencionando Bolsonaro no dia 23 de outubro.
  • 30.796 tweets de bots citando Haddad no dia 23 de outubro.

 

FAKE NEWS

  • 49% dos brasileiros acham que as fake news são criadas pelos próprios políticos.
  • As fake news têm 70% mais chances de viralizar do que as notícias verdadeiras.
  • A disseminação de fake news é três vezes mais rápida quando há relação com a política.
  • A busca pelo termo aumentou mais de 30 vezes em relação à média de outubro de 2017.

 

USO DE REDES SOCIAIS

  • Cerca de 45 milhões de tweets sobre os presidenciáveis no mês de outubro.
  • Mais de 1,5 milhão de posts sobre o tema diariamente.
  • 8,8 milhões de interações na página de Bolsonaro no Facebook na última semana de outubro.
  • 7,3 milhões de interações na página de Haddad no Facebook na última semana de outubro.
  • 56% dos brasileiros reconhecem que as redes sociais influenciariam sua decisão de voto.
  • 70% utilizam o Twitter para acompanhar as eleições.

 

CONCLUSÃO

O uso de bots para inflar e polarizar ainda mais as discussões ajuda a promover um engajamento artificial. O crescimento das fake news, por sua vez, demonstra a queda da autoridade das fontes jornalísticas, contribuindo para um estado de desinformação dos eleitores.

 

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