A pesquisa do Euromonitor International revela as tendências de consumo de 2019 que ditarão os próximos anos do mercado. Para entender melhor sobre essa pesquisa, acesse o nosso infográfico de hoje:
Infográfico – 10 Principais Tendências Globais de Consumo 2019
6.700 consumidores e compradores empresariais em todo o mundo foram consultados para o relatório anual da Euromonitor International. Veja, a seguir, as principais tendências do estudo.
- Mudamos nossa percepção do que é idade
- Consumidores mais velhos sentem e querem ser tratados como jovens.
- 1946 e 1964 são os anos em que nasceram a geração que se preocupa com inovações tecnológicas, novos apps e smartphones.
- Voltamos ao básico: menos é mais
- Busca por experiências autênticas.
- Produtos de maior qualidade.
- Compra de comida local, de pequenos produtores.
- Somos a favor do consumo consciente
- 48% dos consumidores buscam produtos de pele totalmente naturais e a transparência total de ingredientes.
- R$3 bilhões é o quanto o mercado de cosméticos naturais brasileiro movimenta atualmente.
- 10 mil POPs (Poluentes Orgânicos Persistentes) são utilizados na produção convencional de cosméticos.
- Estamos digitalmente unidos
- 127 milhões de usuários mensais no Facebook.
- 78% preferem comprar por meio de um aplicativo da marca.
- 39% é o crescimento projetado do e-commerce no Brasil até 2022.
- Qualquer um pode ser um especialista: conhecimento é poder
- 56% dos clientes procuram comprar sempre das empresas mais inovadoras.
- 80% dos clientes dizem que a experiência fornecida por uma empresa é tão importante quanto seus produtos e serviços.
- 57% dos clientes deixaram de comprar de uma empresa porque um concorrente forneceu uma experiência melhor.
- Espaço próprio: o valor de “ficar sozinho”
- Consumidores querem proteger seu bem-estar mental.
- Desconectar-se da tecnologia.
- Priorizar o que realmente gostam de fazer.
- Deixa que eu cuido de mim mesmo
- 76,4% dos brasileiros têm o hábito de se automedicar.
- 2% têm o hábito de aumentar as doses de medicamentos prescritos por médicos com o objetivo de “potencializar os efeitos terapêuticos”.
- Um mundo sem plásticos
- 450 anos é o tempo que o plástico leva para se decompor.
- 150 milhões de toneladas métricas de plásticos existentes nos oceanos.
- 22% do plástico é reciclado no Brasil.
- Queremos soluções rápidas, se possível, para agora!
- 82% dos clientes aceitariam compartilhar dados pessoais para conseguir experiências melhores e mais humanizadas.
- 85% aceitariam compartilhar informações relevantes para receber atendimento proativo.
- Estamos valorizando a vida de solteiro
- 50 anos é a idade em que as pessoas estão ficando mais solteiras e aproveitando essa nova vida.
Como podemos observar os consumidores estão procurando fazer a diferença para o mundo e também querendo cuidar de si. Os limites de idade estão mudando, que queremos ficar mais desconectados, que viver sozinho pode ser bom e que queremos um mundo livre de plástico, de consumo consciente.