A Infobase e a Interativa se reuniram com os melhores especialistas do mercado de tecnologia para desenvolver conteúdos exclusivos. Confira!
A Infobase e a Interativa se reuniram com os melhores especialistas do mercado de tecnologia para desenvolver conteúdos exclusivos. Confira!
Sendo uma das 4 tendências mais citadas para o Marketing Digital no ano de 2019, o Business Intelligence (Inteligência de Negócios) e o Big Data aparecem nesse novo ano para dar suporte à tomada de decisão e ao monitoramento de resultados dos investimentos dos negócios. Como isso acontece? Dá uma analisada no nosso infográfico de hoje e tire suas conclusões.
BUSINESS INTELIGENCE
Utilizando coleta de dados, organização, análise e monitoramento as tomadas de decisão se tornam mais ágeis e assertivas, assegurando melhores resultados.
O BI é uma forma inteligente de otimizar falhas e manter o negócio em destaque, podendo abranger todos os setores da empresa.
OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO BI
– Auxiliar a estruturação de um planejamento estratégico.
– Facilitar a visualização de análises e relatórios.
– Agilizar e dar qualidade à tomada de decisões.
3 PONTOS BÁSICOS PARA CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE BI
1- Dados confiáveis e de qualidade
Qualidade de informações somada a fácil interpretação e acessibilidade é o que importa. Salvá-las em um sistema seguro, ágil e de qualidade também é essencial.
2- Visão clara dos objetivos
Reconhecer as metas, os pontos fortes e fracos e as necessidades do seu negócio facilitará na seleção das fontes onde os dados serão coletados.
3- Mudança de acordo com a meta do negócio
O BI concede à empresa a competitividade necessária para gerenciar negócios sustentáveis em longo prazo, ou seja, suas metas devem estar em constante modificação.
BIG DATA + BI
BI interpreta as informações existentes na rotina da empresa, definindo as melhores hipóteses.
Enquanto isso, a captação de informações de grande volume de fontes de dados, processados em alta velocidade, recebe o nome de Big Data.
A implementação do Big Data exige uma boa maturidade em BI, porque o Big Data requer experiência em soluções que permitam familiaridade e facilidade na análise de dados.
Somando a coleta de dados de fontes abertas mais a extração de dados internos, cria-se um sistema de inteligência que apontará o que está acontecendo em ambos ambientes.
Amazon, Uber e Netflix são alguns cases que mostram do que essa combinação é capaz!
CONCLUSÃO
O BI e o Big Data, apesar de distintos e com objetivos diferentes, são soluções complementares que, utilizados em conjunto, conseguem analisar e entender melhor os dados. Sabendo agora que o B.I. tangibiliza informações para facilitar decisões e o Big Data capta dados com precisão e agilidade inigualáveis, que tal começar a explorar ambas as ferramentas e impulsionar seu negócio?