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Posicionamento de marca: as empresas no centro de questões sociais

A Infobase e a Interativa se reuniram com os melhores especialistas do mercado de tecnologia para desenvolver conteúdos exclusivos. Confira!

Posicionamento de marca: as empresas no centro de questões sociais

A Infobase e a Interativa se reuniram com os melhores especialistas do mercado de tecnologia para desenvolver conteúdos exclusivos. Confira!

Atualmente, o posicionamento das marcas em relação a problemas sociais e políticos torna-se cada vez mais importante para os consumidores, influenciando suas decisões de compra. Para saber mais, confira o nosso infográfico sobre o tema:

 

Posicionamento de marca: as empresas no centro de questões sociais

Veja agora os dados e informações sobre o comportamento e as percepções dos consumidores em relação às estratégias de posicionamento das marcas:

EXPECTATIVAS

  • 7 em cada 10 consumidores desejam que as marcas aumentem seus investimentos em causas sociais.
  • 66% querem que as marcas tomem posições sociais e políticas.
  • 60% dos brasileiros pesquisados esperam que as empresas deem início a mudanças na sociedade.

PERCEPÇÕES

  • 59% dos brasileiros entrevistados acreditam que as marcas têm ideias melhores do que o governo para a resolução de questões sociais.
  • 63% acham que as marcas podem se dedicar mais para implementar mudanças sociais.
  • 62% pensam que é mais fácil estimular a ação das marcas do que fazer o governo tomar uma iniciativa.

No entanto…

  • 29% dos consumidores veem o posicionamento das empresas como oportunismo.

PREFERÊNCIAS

  • 58% preferem visualizar as mensagens de posicionamento de marca nas redes sociais.
  • 37% preferem que as marcas expressem seu posicionamento incentivando a participação dos consumidores nas redes sociais.
  • 82% são favoráveis que as empresas defendam uma causa.
  • 69% gostariam que as marcas deixassem claro seu posicionamento.

COMPORTAMENTO

  • 87% dos consumidores levam em conta a reputação da empresa no momento de compra.
  • 69% dos brasileiros pesquisados consomem ou boicotam uma marca de acordo com seu posicionamento sobre questões sociais e políticas.
  • 75% dos brasileiros entre 35 e 54 anos compram por convicção.
  • 55% manifestam uma intenção de compra após o contato com uma comunicação de posicionamento de marca.
  • 43% têm a intenção de promover uma marca após a visualização de um anúncio de posicionamento.
  • 89% afirmam que uma comunicação de marca engajou sua atenção.

PORTA-VOZES DE MARCA MAIS EFETIVOS

  • Clientes ou pessoas comuns
  • Especialistas
  • Funcionários
  • Jornalistas
  • Executivos

CASO DE SUCESSO: NIKE + COLIN KAEPERNICK

A Nike selecionou Colin Kaepernick para protagonizar a campanha publicitária de 30 anos do slogan “Just Do It”. O jogador foi afastado da NFL desde que começara a protestar contra a desigualdade racial durante a execução do hino dos EUA. A comunicação da marca, que apresentava a frase “acredite em algo, mesmo que isso signifique sacrificar tudo“, gerou bastante polêmica entre os consumidores.

  • Crescimento de 61% nas vendas após o lançamento da campanha.
  • Aumento de 6 bilhões de dólares no valor de mercado da marca.
  • Mais de 450.000 menções no Twitter em um único dia.
  • 43 milhões de dólares gerados em exposição na mídia.

CONCLUSÃO

As pessoas passaram a levar em conta a afinidade entre os seus valores e os da empresa na decisão de compra. Por isso, estabelecer o propósito da marca é fundamental para o alinhamento com as expectativas dos consumidores.

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