O streaming é a nova TV - Infobase | Aplicações, Infraestrutura e Digital

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O streaming é a nova TV

A Infobase e a Interativa se reuniram com os melhores especialistas do mercado de tecnologia para desenvolver conteúdos exclusivos. Confira!

O streaming é a nova TV

A Infobase e a Interativa se reuniram com os melhores especialistas do mercado de tecnologia para desenvolver conteúdos exclusivos. Confira!

Os serviços de streaming surgiram como uma opção de lazer sem sair de casa, mas muitas pessoas já consideram trocar a televisão por esse modelo. As novas plataformas oferecem grandes catálogos e produções originais, o que atrai cada vez mais assinantes.

No nosso infográfico, saiba mais sobre o impacto dos serviços de streaming.

   

   

O streaming é a nova TV

O que começou com uma oferta de filmes em formato digital tornou-se uma nova relação com a televisão. Os serviços de streaming oferecem catálogos variados, produções próprias e a conveniência de assistir quando e onde quiser.
Com diversas opções no mercado, o número de assinantes desse tipo de plataforma cresce cada vez mais. Mesmo com o poder da TV, é difícil negar a força do streaming nos últimos anos – e no futuro bem próximo.

   


   

Os streamings no Brasil

Existe uma grande variedade de serviços de streaming para escolher o preferido. No Brasil, a Netflix continua líder de mercado, mas há outras alternativas com diferentes ofertas de preço mensal.

No início de julho, a HBO Max chegou ao Brasil para substituir a HBO GO, que atendia 7% dos consumidores de streaming do país nos primeiros três meses de 2021.

Netflix —– 32%
Prime Video —– 26%
Disney + —– 10%
Globoplay —– 8%
HBO Go —– 7%
Telecine Play —– 7%
Claro Video —– 4%
Outro —– 6%

   


   

Adeus, TV por assinatura

Segundo a Anatel, em dois anos, o Brasil perdeu mais de 2,6 milhões de clientes de TV por assinatura. Ao mesmo tempo, o número de assinantes de streaming continua a crescer no país e no mundo.

2018 —– 14.856.453 contratos ativos de TV por assinatura
2020 —– 12.198.430 contratos ativos de TV por assinatura

A pesquisa “Mercado, consumo e diversidade em serviços de vídeo streaming na América Latina”, feita pela Sherlock Communications, aponta que mais da metade dos brasileiros já assina pelo menos um serviço de streaming.

45% assina um serviço
16% assina dois
6% assina três
2% assina quatro
30% assina nenhum

O mesmo relatório mostra que 43% dos brasileiros participantes assinaram serviços de streaming como uma opção de lazer durante o isolamento social.
Em 2020, o setor de streaming cresceu 26%

   


   

O diferencial do streaming

A oferta de conteúdo exclusivo e lançamentos simultâneos com os cinemas são algumas das características que atraem novos assinantes. Outro motivo é a diversidade no catálogo.

55% procura novos lançamentos, especialmente filmes
46% assinou por programas inéditos
37% gostaria de conteúdo exclusivo
37% cansou da TV tradicional
31% gosta da oferta de filmes e séries clássicas nos streamings

Essa alta e crescente popularização mostra resultados no faturamento do setor, que dobrou nos últimos três anos.

   


   

A escolha em nossas mãos

Netflix e companhia conquistam cada vez mais o público brasileiro, o que faz com que redes tradicionais de televisão se adaptem ao novo consumo audiovisual. O Globoplay, por exemplo, tenta incorporar outros canais da Globo em seus pacotes, ao mesmo tempo que oferece conteúdo nacional e internacional para atrair mais assinantes.

Todas as estratégias definidas pelas grandes empresas de streaming refletem na relação das pessoas com a televisão. Passam a poder escolher quando assistir, o que assistir e por onde assistir, já que o aparelho de TV não é mais essencial.

   


   

Referências

Grand View Research
https://www.grandviewresearch.com/industry-analysis/video-streaming-market

Motion Picture Association
https://www.motionpictures.org/wp-content/uploads/2021/03/MPA-2020-THEME-Report.pdf

Sherlock Communications
https://www.sherlockcomms.com/pt/relatorio-stremaing-latam/

Tele.síntese
https://www.telesintese.com.br/streaming-so-disney-cresce-no-brasil-no-1o-trimestre-de-2021/

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