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O futuro da realidade virtual

A Infobase e a Interativa se reuniram com os melhores especialistas do mercado de tecnologia para desenvolver conteúdos exclusivos. Confira!

O futuro da realidade virtual

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As tecnologias de realidade virtual surgiram a pouco tempo, e, embora não tenham entregado, ainda, a realidade ultra futurista que tanto esperamos, sua adesão ao mercado foi considerável, e seu potencial ainda é muito grande.

 

 

O futuro da realidade virtual

As tecnologias de realidade virtual surgiram a pouco tempo, e, embora não tenham entregado, ainda, a realidade ultra futurista que tanto esperamos, sua adesão ao mercado foi considerável, e seu potencial ainda é muito grande.

Evolução do mercado

Receita global das tecnologias de realidade virtual

  • 2019 – US$ 4,9 bilhões
  • 2020 -US$ 3,8 bilhões
  • 2021 -US$ 4,8 bilhões
  • 2022 -US$ 6,7 bilhões
  • 2023 -US$ 9,1 bilhões
  • 2024 -US$ 12,1 bilhões

Gastos de consumidores – 66,7%

Gastos de empresas – 33,3%

(essa é a divisão do valor referente a 2024)

19,6% de crescimento anual

entre 2019 e 2024

Unidades de headsets de realidade virtual vendidos:

  • 2019 – 5,41 milhões
  • 2020 – 4,93 milhões
  • 2021 – 6,10 milhões
  • 2022 – 8,52 milhões
  • 2023 – 11,20 milhões
  • 2024 – 14,31 milhões

Principais usos da realidade virtual

Share de mercado entre os setores em 2019:

  • Aeroespacial e defesa – 6%
  • Comercial – 53,5%
  • Consumidor – 31,5%
  • Empresas – 4%
  • Sistema de saúde – 4%
  • Outros – 1%

Aplicações da tecnologia:

Educação e treinamento

Com a capacidade de criar diversos tipos de simulações, os aparelhos de realidade virtual possuem um grande potencial no setor de ensino e treinamento, desde escolas, grandes empresas e faculdades de medicina, até o exército.

Entretenimento

Os videogames são o meio em que a realidade virtual mais se destaca, devido a capacidade de transportar os usuários a diversos universos diferentes e oferecer infinitas experiências.

Industria e trabalho

A mudança súbita para o home office trouxe muitas dificuldades para as empresas e grandes equipes, porém, já existem alternativas, como a plataforma Spatial, uma espécie de Zoom em realidade virtual que já registrou um aumento de 1000% em seu uso desde março de 2020.

Socialização

Já existem plataformas como o VR Chat, em que pessoas podem se encontrar em um mundo virtual para conversar umas com as outras, além do Horizon, plataforma anunciada pelo Facebook que permitirá que usuários conversem, joguem e interajam em diferentes mundos virtuais.

“A realidade virtual avançou muito em segmentos específicos como os de jogos, educação e treinamento. Mas ainda não conquistou o público geral. Precisa ficar mais barata, ampliar a oferta de conteúdo e melhorar a experiência do usuário. Tecnologias adicionais, envolvendo outros sentidos – principalmente a audição e o tato – vão ajudar a criar um ambiente mais imersivo”.

Rafael Coimbra

Quem são os maiores players?

Sony – PlayStation VR

Microsoft – HoloLens

Facebook – Oculus Rift

Oculus Quest

Samsung – Gear VR

Google – Daydream View

Google – Cardboard

O que esperar do futuro

Não há dúvida que os óculos de realidade virtual possuam uma adesão muito grande nas casas e videogames, mas a cada dia, novas formas de usar essa tecnologia se mostram mais relevantes, como nas escolas e universidades, museus, hospitais e grandes empresas, não só para promover experiências únicas e imersivas, mas também formas de aprendizado melhores.

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