O fim dos likes no Instagram - Infobase | Aplicações, Infraestrutura e Digital

O fim dos likes no Instagram - Infobase | Aplicações, Infraestrutura e Digital

Educação

Veja mais seta

Logística, engenharia e construção

Veja mais seta

Mídia e entretenimento

Veja mais seta

Óleo, gás e energia

Veja mais seta

Previdência privada

Veja mais seta

Química e saúde

Veja mais seta

Serviços financeiros

Veja mais seta

Setor público

Veja mais seta

Analytics

Veja mais seta

Content strategy

Veja mais seta

Customer experience

Veja mais seta

Social Media

Veja mais seta

Menu

Indústrias

Menu

Educação

Logística, engenharia e construção

Mídia e entretenimento

Óleo, gás e energia

Previdência privada

Química e saúde

Serviços financeiros

Setor público

Educação

Logística, engenharia e construção

Mídia e entretenimento

Óleo, gás e energia

Previdência privada

Química e saúde

Serviços financeiros

Setor público

Educação

Logística, engenharia e construção

Mídia e entretenimento

Óleo, gás e energia

Previdência privada

Química e saúde

Serviços financeiros

Setor público

Tecnologias

Menu

Cloud Computing

Documentum

DotNetNuke

FileNet

Magento

.NET

Cloud Computing

Documentum

DotNetNuke

Drupal

FileNet

Java

Magento

Digital

Menu

Analytics

Content strategy

Customer experience

Social Media

Analytics

Content strategy

Customer experience

Social Media

Analytics

Content strategy

Customer experience

Social Media

O fim dos likes no Instagram

A Infobase e a Interativa se reuniram com os melhores especialistas do mercado de tecnologia para desenvolver conteúdos exclusivos. Confira!

O fim dos likes no Instagram

A Infobase e a Interativa se reuniram com os melhores especialistas do mercado de tecnologia para desenvolver conteúdos exclusivos. Confira!

Em novembro, o Instagram anunciou que estenderia o fim dos likes para todo o mundo. Revelada primeiramente em abril de 2019, a mudança teria o objetivo de preservar a saúde mental dos usuários e estimular a criatividade e a liberdade dos principais influenciadores.

Agora, após os primeiros meses de testes, quais foram os impactos dessa novidade? Confira no infográfico!

O fim dos likes no Instagram

Ao esconder os likes, o Instagram gerou um dos principais debates sobre digital, conteúdo e saúde mental de 2019. Passados alguns meses da novidade, confira os detalhes da mudança e seus efeitos!

ENTENDA O CASO

Em abril de 2019, o Instagram revelou a intenção de fazer os primeiros testes com a ocultação de likes.

  • 17/07/19: a rede social anuncia número privado de likes em países como Brasil, Canadá e Japão
  • 14/11/19: likes se tornam privados em todo o mundo, incluindo nos Estados Unidos
  • Motivações: saúde mental e melhorias de conteúdo para os usuários

“Queremos que seus amigos foquem nas fotos e vídeos que você compartilha, não em quantos likes eles recebem” – pronunciamento do Instagram via Twitter

INSTAGRAM E SAÚDE MENTAL

Em 2017, o Instagram foi eleito a rede mais prejudicial para a saúde mental

  • 70% disseram que o Instagram os fez sentir piores com relação a sua própria imagem
  • 74% acreditam que esconder os likes é uma mudança positiva
  • 90% das meninas disseram ter uma relação negativa com o corpo por conta da rede

O Instagram ainda foi associado a distúrbios do sono e ao crescimento do FOMO (Fear of missing out, que designa o medo de ficar de fora de um acontecimento)

IMPACTO PARA INFLUENCIADORES

  • 28% dos influenciadores declararam que se sentem menos à vontade para serem criativos
  • 37% notaram uma queda no número de likes
  • 47% disseram que o número de seguidores teve crescimento reduzido

 CONTEÚDO DE VALOR

  • 0,6% de aumento no engajamento nas primeiras semanas da mudança
  • 12% de crescimento, em média, nas interações
  • 90% de aumento no número de comentários

Marcas mantiveram suas taxas de ativos sociais e números de seguidores, mostrando que o engajamento está mais qualificado

BURLANDO A MUDANÇA

Influenciadores brasileiros estão postando prints da contagem de likes em seus stories e feed como forma de mostrá-la para seguidores e marcas.

NOVAS REGRAS

O fim dos likes impactou, principalmente, a produção de conteúdo e a dinâmica da rede social como conhecíamos, embora os usuários comuns tenham tido uma reação positiva à novidade. Agora, é necessário repensar as métricas valiosas para cada marca e empresa, e modificar a avaliação dos resultados de ações com influenciadores.

Fontes: #paid, Época Negócios, Jornal do Comércio Royal Society for Public Health, The News Web, Twitter, Zeeng

 

 

Quer tirar uma dúvida?

Entre em contato preenchendo o campo ao lado.

Entre em contato preenchendo o campo abaixo.

Seta para cima