Impressões de um desenvolvedor sobre o novo Oracle APEX 5

Impressões de um desenvolvedor sobre o novo Oracle APEX 5

13:00 14 September in Desenvolvimento de Aplicações, Implantação de Soluções
0 Comments

Em 2014, a Oracle liberou para download a nova versão 5 do Oracle APEX.

Nova versão, novas funcionalidades, design moderno, menos bug, mais produtividade!

Mas, afinal, além de melhores layouts e mais funcionalidades, qual é a visão dessa nova versão do ponto de vista de um desenvolvedor? O que realmente melhorou para ele? Quais são os novos macetes que podem ser utilizados nessa versão?

Abaixo, vou descrever um pouco as minhas impressões.

Interface da IDE muito mais amigável!

Foi criada uma versão para edição das páginas chamada “Page Design”:

apex-1

No primeiro momento, as alterações podem causar um choque. Admito que, inicialmente, fiquei perdido por algum tempo até encontrar onde estavam algumas propriedades e principalmente os componentes. Foi literalmente um sufoco encontrar as propriedades da lista.

A IDE de desenvolvimento foi totalmente repaginada para se assemelhar mais à IDE de outras ferramentas, tornando a experiência do desenvolvedor mais padronizada. Veja se não se parece com as IDEs de outras ferramentas de mercado:

PL/SQL Developer

Oracle Forms 10g

Oracle JDeveloper 11g

Oracle APEX 5

A nova IDE é muito mais rápida para alterar as diversas propriedades entre os componentes sem ter que fazer a paginação.

Outro recurso muito importante é a opção de alterar a página e salvar uma única vez para disponibilizar as alterações ao usuário. Isso evita que tenhamos um processamento parcial das alterações que ainda estão sendo efetuadas.

A opção de sempre abrir a execução da aplicação em uma nova página permite que sempre tenhamos a página em execução e, em outra página, a IDE de desenvolvimento. Se o desenvolvedor trabalha com dois monitores, fica mais legal ainda!

O help que na versão anterior era exibido em uma caixa modal ao clicar no label da propriedade desejada, na nova versão foi alterado para ser exibido automaticamente em uma aba exclusiva de help quando o foco está na propriedade:

apex-6

É possível navegar diretamente para uma seção de propriedades através de uma lista rápida de seção das propriedades do componente:

apex-7

Quem nunca não soube onde estava a propriedade que tinha a chamada daquela função JavaScript dentre as centenas de propriedades dos componentes existentes? Uma nova funcionalidade é a opção de fazer uma busca por texto por todos os componentes da página (Ações Dinâmicas, Propriedades, Processos etc.). Isso facilita muito durante o desenvolvimento.

apex-8

A verificação de integridade das propriedades agora é feita em tempo real, sem a necessidade de salvar as alterações efetuadas para visualizar as mensagens de validação:

apex-9

O APEX, na sua própria IDE, está utilizando massivamente páginas do tipo Modal. Agora é possível criar componentes compartilhados como LOVs, Listas e Autorizações sem sair da edição da página, o que torna ainda mais rápido o desenvolvimento!

apex-10

Okay, não gostou ou não se adaptou ao “Page Design”? Sem problemas, você pode voltar a trabalhar com o layout da IDE da versão anterior, o famoso “Component View”, basta clicar no ícone abaixo:

apex-11

Pronto! Temos novamente o layout anterior da IDE:

apex-12

A barra de desenvolvimento foi melhorada, está mais profissional. Agora é possível modificar sua posição na tela (lateral, superior ou inferior) e também ocultar a descrição dos ícones:

apex-13

Editor de código mais avançado

A Oracle disponibilizou um editor de código à altura do novo Oracle APEX.

Além do editor de código SQL que já é utilizado no SQL Workspace, agora temos um avançado editor de códigos para JavaScript e HTML:

apex-14

Para acessá-lo, basta clicar no ícone abaixo na propriedade desejada:

apex-15

Com base no tipo da propriedade, será aberto o tipo do editor de texto mais adequado.

Como em outras ferramentas de edição de código, ele permite completar as informações durante a digitação – basta clicar em “Ctrl + Space” para exibir a dica de código:

apex-16

Também é possível fazer uma validação do código clicando no ícone:

apex-17

Novos relatórios

Na seção de SQL Workshop, foram adicionados novos relatórios para acompanhar a evolução e o monitoramento do banco de dados, tais como:

apex-18

Novos dashboards

Novos Dashboards mais modernos foram criados para acompanhamento das estatísticas da aplicação, workspace e banco de dados:

apex-19

Novo tema

Na nova versão do Oracle APEX, já vem incluído o tema Universal, com um layout totalmente responsivo e adaptável automaticamente para todos os dispositivos móveis.

apex-20

Uma nova opção foi adicionada na barra do desenvolvedor, o “Theme Roller”, que permite alterar facilmente as cores dos componentes da página:

apex-21

Ao clicar nessa nova opção, uma paleta é exibida. Ela permite fazer alterações de estilo como cores e propriedades do CSS.

Veja que você pode facilmente alterar as cores da página sem a necessidade de alterar sequer uma linha de código:

apex-22

 

Caso queria adicionar alguma nova propriedade CSS aos componentes dá página, basta incluir utilizando a propriedade Custom CSS da paleta do Theme Roller:

apex-23

Relatório interativo

O relatório interativo do tema universal possui a nova propriedade:

apex-24

Essa propriedade permite fixar o cabeçalho do relatório, permitindo a rolagem das linhas sem perder a visualização do título das colunas.

apex-25

Conclusão

No ponto de vista de um desenvolvedor, as novas funcionalidades que foram adicionadas e a mudança do layout da IDE do APEX permitem que o desenvolvimento seja ainda mais ágil e com mais qualidade, tornando-o ainda mais fantástico!

 

**Este texto é uma produção independente e, portanto, de inteira responsabilidade do autor, não refletindo a opinião da Infobase.

Leonardo Litz

leonardo.litz@iinterativa.com.br

Leonardo Litz é formado em Análise de Sistemas pela Uniban. Possui experiência em análise, implementação e desenvolvimento de softwares com Oracle Forms/Reports e PL/SQL e certificação Oracle Advanced PL/SQL Developer Certified Professional 11g.